A influência do conhecimento frente a adesão ao esquema vacinal contra Papilomavírus Humano - HPV

Autores

  • Ana Luiza Silva Lôbo Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA
  • Julia Maria de Morais Ferreira Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA
  • Laryssa Naiara de Sá Dutra Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA
  • Leilane Campos Guimarães Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA
  • Miguel Carlos Azevedo Cruz Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA
  • Yana Maílla Pamplona Costa Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA
  • Constanza Thaise Xavier Silva Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA

Palavras-chave:

Vacina, HPV, Conhecimento, Imunização

Resumo

O Papilomavírus humano (HPV) coopera com grande parte dos casos de verrugas anogenitais e câncer de colo de útero, afetando principalmente jovens menores de 25 anos. Existem 200 tipos de HPV, distribuídos em categorias de baixo, médio e alto risco para o desenvolvimento de câncer cervical. Diante do exposto, desenvolveu-se a vacina contra o HPV, a qual foi disponibilizada no Brasil pelo Sistema único de Saúde (SUS) em 2014, para meninas com idade entre 11 e 13 anos. Atualmente, a imunização é oferecida, também, para meninos entre 11 e 14 anos e para portadores do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Esse estudo teve por objetivo ressaltar como o conhecimento influencia na adesão à imunização contra o HPV. Trata-se de uma mini revisão a partir de 7 artigos selecionados em bases de dados como Pubmed e SCIELO publicados entre 2014 a 2018. Teve-se um consenso entre os artigos selecionados de que os baixos níveis de educação, acesso à informação correta e renda familiar são os principais fatores que influenciam na aceitação da vacina. Além disso, o medo da antecipação do início da vida sexual e dos efeitos colaterais da imunização também foi observado como relevantes. Embora a vacinação contra o HPV seja segura, a população brasileira ainda possui resistência à imunização, especialmente pais e responsáveis. Esse fato reflete a importância do conhecimento frente ao esquema vacinal e a crescente necessidade de medidas públicas no Brasil direcionadas para a conscientização dos cidadãos, no intuito de promover uma maior adesão à vacina.

Referências

ALMEIDA, F. N. et al., A vacina contra o vírus HPV para meninas: um incentivo à vida sexual precoce? Científica Interdisciplinar, v.1, n.1, p. 49-71, 2014.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de vigilância em saúde. Departamento de vigilância de doenças transmissíveis. Programa nacional de imunizações. Informe técnico da ampliação da oferta das vacinas papilomavírus humano 6, 11, 16 e 18 (recombinante) – vacina HPV quadrivalente e meningocócica C (conjugada). Brasília: Ministério da Saúde, 2018.

LOBÃO, W.M. Avaliação da aceitação parental da vacina HPV após sua introdução no programa nacional de imunização. 2018. 94 f. Tese (Doutorado em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa) – Instituto Gonçalo Moniz, Fundação Oswaldo Cruz, Salvador, 2018.

NETO CHEHUEN, J.A. et al., Atitudes dos pais diante da vacinação de suas filhas contra o HPV na prevenção do câncer de colo de útero. Cad. Saúde Colet., Rio de Janeiro, v.24, n. 2, p. 248-251, 2016.

PEREIRA, R.G.V, et al., A influência do conhecimento na atitude frente à vacina contra o Papilomavírus Humano: ensaio clínico randomizado. ABCS Health Science, v. 41, n.2, p.78-83, 2016.

QUEVEDO J. P. et al., A política de vacinação contra o HPV no Brasil: a comunicação pública oficial e midiática face à emergência de controvérsias. Tecnologia e Sociedade, v. 12, n. 24, p. 1-26, 2016.

RIZZO E. R. et al., Vacina do HPV – o conhecimento das adolescentes a respeito do Papiloma vírus Humano, um relato de experiência. Pró-univerSUS, v. 7, n. 2. P. 10-12, 2016.

ZANINI, N.V. et al., Motivos para recusa da vacina contra o Papilomavírus Humano entre adolescentes de 11 a 14 anos no município de Maringá-PR. Bras Med Fam Comunidade, v.12, n.39, p.1-13, 2017.

Downloads

Publicado

2019-07-01

Edição

Seção

RESUMOS - Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente