Análise do nível de conhecimento das técnicas de ressuscitação cardiopulmonar de alunos do ensino médio das redes públicas e privadas de ensino em Anápolis

  • Bianca Yohana Machado Rodrigues
  • Giovana de Heberson Souza
  • Isabel Silva Migliavacca
  • Karine Alves Matos
  • Mayara Reple Achcar
  • Humberto Granner Moreira
Palavras-chave: Suporte Básico de Vida, Morte súbita, Treinamento de crianças e adolescentes

Resumo

O Suporte Básico de Vida (SBV) é um conjunto de medidas e técnicas aplicadas frente à uma situação de parada cardiorrespiratória (PCR) que tem por objetivo manter uma circulação mínima suficiente enquanto se busca retorno da circulação espontânea. O conhecimento da aplicação das técnicas corretas de ressuscitação cardiopulmonar (RCP)é de importância substancial, tendo em vista que a sequência de eventos deletérios que se sucedem à PCR pode ser fatal. Este estudo tem por objetivo avaliar o nível de conhecimento de estudantes do ensino médio das redes de ensino públicas e privadas sobre a RCP. Trata-se de um estudo transversal, quali-quantitativo, em que se aplicará um questionário de múltipla escolha sobre os conhecimentos SBV. Os dados serão analisados de forma descritiva, em número e frequência, e testes de correlação serão feitos buscando identificar fatores que estão associados a um melhor conhecimento sobre o reconhecimento de situações de PCR e o início das técnicas de RCP. Estima-se que este conhecimento seja precário, já que inexistem iniciativas públicas e campanhas publicitárias que orientem sobre como agir em situações como estas.
Publicado
2019-07-01
Seção
RESUMOS - Educação em Saúde