Atividade física, sedentarismo e ansiedade nos estudantes de medicina

Autores

  • Dânisa Smiljanic Carrijo Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA, Brasil
  • Fernanda Guerra Filardi
  • Júlia Bergamini Gomes
  • Laís Lauria Neves
  • Milena Vitória Machado Moreira
  • Humberto de Sousa Fontoura

Resumo

RESUMO: A ansiedade é um transtorno psiquiátrico que possui como principal sintoma a preocupação excessiva, e que se apresenta, muitas vezes, concomitante a uma inquietude, irritabilidade, cansaço e dificuldade de concentração. Os estudantes constituem uma população bastante vulnerável a esse distúrbio, visto que é frequentemente submetido a situações de estresse e de cobrança, sendo os universitários da área da saúde um grupo que merece destaque. A prática de atividade física é tida como uma forma de redução da ansiedade, além de reduzir outros problemas como hipertensão e risco de obesidade, sendo uma boa opção para o controle desse transtorno. Assim, percebe-se a necessidade de estudar tal associação, uma vez que confirmada, poderia ser facilmente evitada. O objetivo primário deste trabalho é analisar se há uma relação entre a ansiedade e a prática de atividade física nos estudantes de medicina do Centro Universitário de Anápolis. Os objetivos específicos englobam analisar a frequência da prática de atividade física, a incidência de sedentarismo, a ocorrência de ansiedade e correlacionar os resultados obtidos em cada período pesquisado. Será realizado um estudo experimental quantitativo com os estudantes de medicina do primeiro (1°), quinto (5º) e oitavo (8°) períodos do Centro Universitário de Anápolis, por meio da aplicação de dois questionários referentes à prática de atividade física e à ansiedade. Espera-se que exista uma relação entre exercício físico e a ocorrência de transtorno de ansiedade entre os estudantes, presumindo que tal distúrbio seja mais incidente naqueles identificados como sedentários.

Palavras-chave:

Estilo de Vida. Sedentário. Ansiedade. Estudantes de Medicina.

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Publicado

2017-06-21

Edição

Seção

RESUMOS - Educação em Saúde