INTERATUAÇÃO DOS CURSOS MEDICINA E ESTÉTICA EM AÇÃO EDUCATIVA COM MULHERES E CRIANÇAS NA COMUNIDADE RECANTO DO SOL, ANÁPOLIS, GO

Autores

  • Caio Cesar Fernandes Sousa
  • Gabriela Figueiredo de Araujo
  • Isabella Luanna de Oliveira Martins
  • Leticia Emos de Araujo
  • Mariana Quinta de Souza Santos
  • Dayse Vieira Santos Barbosa

Resumo

Ações educativas com metodologias ativas planejadas/realizadas por equipe multiprofissional/interdisciplinar ajudam na construção do conhecimento coletivo e incentivam consolidação da relação entre ensino, serviços de saúde e comunidade. Acadêmicos do terceiro período do módulo Medicina de Família Comunidade, curso Medicina/UniEvangélica, planejaram ação alinhada aos conteúdos de ensino do período 2016.1 (Saúde da Mulher/do Adolescente/da Criança). O objetivo é  relatar intervenção em promoção da saúde, realizada por acadêmicos de Medicina, alunos do curso tecnólogo de Estética/UniEvangélica e equipes de saúde da família(SF) na comunidade Recanto do Sol, Anápolis-GO. Relato de experiência: Ação intitulada “Higiene - contribuição na autoestima e na saúde” foi idealizada em visitas dos acadêmicos de Medicina à Unidade SF, supervisionadas por docente, durante rodas de conversa com as equipes, priorizando-se a demanda populacional em saúde identificada. Divulgada por agentes comunitários, a ação realizada por alunos da Medicina, alunas da Estética (convidadas) e odontólogas das equipes configurou duas oficinas distintas (mulheres e crianças) no salão paroquial local. Compareceram 15 crianças, 28 mulheres (incluindo usuárias, ACS e docente), 09 alunos de Medicina, 03 alunas de Estética e 02 odontólogas, totalizando 55 participantes. Atividades infantis incluíram roda de conversa sobre prevenção de infestação por piolhos, pintura e lavagem das mãos. Oficina de mulheres trouxe dinâmica/reflexão sobre autoestima e importância da higiene corporal/alimentar/ambiental, e limpeza facial para as interessadas. Lanche foi servido. A Intervenção em equipe possibilitou interatuação de alunos de Medicina e Estética e participação de profissionais da estratégia SF em práticas grupais lúdicas/reflexivas/informativas que poderão impactar positivamente a saúde da população-alvo.

Publicado

2016-06-14

Edição

Seção

RESUMOS - Educação em Saúde