O TDAH EM IDADE ESCOLAR: UMA ABORDAGEM PSICOSSOCIAL

Autores

  • Caio César Fernandes Sousa
  • Gabriela Figueiredo de Araújo
  • Gabriela Mariana dos Santos Rezende
  • Letícia Emos de Araújo
  • Mariana Quinta de Souza Santos
  • Andreia Moreira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.29237/2358-9868.2016v4i0.p%25p

Resumo

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é uma condição comum em crianças, afetando em 3% a 8% destas em idade escolar e provoca alterações dos sistemas perceptivos, cognitivos e de comportamento. Para o presente estudo foi realizado uma pesquisa nas bases de dados LILACS, Scielo, e PubMed sobre TDAH com enfoque no escolar. O objetivo dessa revisão é identificar nas publicações encontradas as principais influências do transtorno na vida do portador, em seus mais diversos âmbitos. A partir dos resultados, verificou-se que a patologia relaciona-se a uma dificuldade de estabelecimento de vínculo por parte da criança, estresse familiar, principalmente dos cuidadores, problemas com a autoestima, autoconceito e desempenho escolar diminuído, embora o portador apresente uma atenção seletiva. Desse modo, é possível inferir que as crianças com TDAH devem ser bem assistidas tanto em ambiente escolar quanto doméstico, tendo em vista que o transtorno possui repercussões complexas na vida do menor, além de um apoio familiar adequado que possibilite melhor compreensão sobre a patologia e que auxilie os pais a lidar com a situação.

Publicado

2016-06-14

Edição

Seção

RESUMOS - Neurociências