Cobertura do exame citopatológico de colo uterino em uma equipe da Estratégia de Saúde da Família, em Anápolis-Goiás de 2010 a 2012 Survey coverage Pap smears a team of the Family Health Strategy, in Anápolis- Goiás 2010-2012

Autores

  • Daniela Izaías de Azevedo Mendonça
  • Haianna Franco Ribeiro
  • Taynara Meiga Fernandes
  • Edsaura Maria Pereira

Resumo

Introdução: O câncer de colo uterino é reconhecido como importante problema de saúde coletiva e o rastreamento é a forma de prevenção mais efetiva, uma vez que a doença se manifesta de forma insidiosa. No Brasil, a partir do ano de 1988 foi preconizado que as mulheres com idade entre 25 e 59 anos façam a coleta da citologia do colo uterino anualmente, ou a cada três anos se os últimos dois resultados não apresentarem alterações. Objetivo: Dessa forma, este estudo buscou analisar a cobertura do rastreamento de câncer de colo, na área de abrangência da Unidade Básica de Saúde da Família Vila Fabril em Anápolis-GO no período de 2010 a 2012. Metodologia: A Coleta de dados se deu por meio das fichas A e do livro de registro de exames, da Unidade de Saúde da Família. Resultados: Das 349 mulheres cadastradas, 32 (9,2%) realizaram o exame na unidade. Dessas mulheres 27 (84,4%) só o fizerem uma vez, quatro mulheres (12,5%) o fizeram duas vezes e uma mulher (3,3%) o fez três vezes. Conclusão: Estes dados demonstram a pouca adesão das mulheres em utilizar esse serviço da Unidade de Saúde. A atenção focada nas mulheres na faixa de 25 a 59 anos de idade, no que tange a Prevenção do Câncer de colo uterino, deve ser feita para de fato se cumprir as metas pactuadas no Pacto pela Vida, conjunto de práticas priorizadas na assistência a saúde no SUS.

Referências

1- Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Controle dos cânceres do colo do útero e da mama: Cadernos de Atenção Básica [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2013; (13) Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/controle_canceres_colo_utero_2013.pdf.

2- Belo Horizonte. Secretaria Municipal da Saúde. Protocolos de atenção à saúde da Mulher: Prevenção e Controle do Câncer de Mama [Internet]. Belo Horizonte; 2008. Disponível em: http://www.pbh.gov.br/smsa/biblioteca/protocolos/cancercolo.pdf.

3- Oliveira CMS, Lopes RLM. Prevenção do câncer de colo e participação feminina no viva mulher [Internet]. Revista Baiana de Enfermagem; Salvador; 2003 jan/ago. 1(1/2):19-28. Disponível em: http://www.portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem.

4- INCA - Instituto Nacional de Câncer. Coordenação Geral de Ações Estratégicas. Divisão de Apoio à Rede de Atenção Oncológica. Diretrizes brasileiras para o rastreamento do câncer do colo do útero [Internet]. Rio de Janeiro: INCA; 2011. Disponível em: http://www1.inca.gov.br/inca/Arquivos/Diretrizes_rastreamento_cancer_colo_utero.pdf.

5- Shimizu HE, Rosales C. As práticas desenvolvidas no programa saúde da família, contribuem para o transformar o modelo de atenção à saúde? Revista Brasileira de Enfermagem [Internet]. 2009 maio-jun. 62(3): 424-429. Disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-71672009000300014&script=sci_abstract&tlng=pt

6- Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Por uma cultura da paz, a promoção da saúde e a prevenção da violência [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2009. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cultura_paz_saude_prevencao_violencia.pdf.

7. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Departamento de Apoio à Descentralização. Coordenação-Geral de Apoio à Gestão Descentralizada. Diretrizes operacionais dos Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2006. Disponível em: http://dtr2001.saude.gov.br/editora/produtos/livros/pdf/06_0257_M.pdf.

8- Tortora GJ, Derrickson, B. Princípios de Anatomia e Fisiologia. 12a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2010.

9- Mascarello KC, Silva NF, Piske MT, Viana K. C. G, Zandonade E, Amorim MHC. Perfil Sociodemográfico e Clínico de Mulheres com Câncer do Colo do Útero Associado ao Estadiamento Inicial. Revista Brasileira de Cancerologia [Internet]. Vitória; 2012; 58(3). Disponível em : http://www1.inca.gov.br/rbc/index.asp?conteudo=n_58/v03/sumario.asp&volume=58&numero=3

Publicado

2015-12-15