Ritmo circadiano em estudantes adolescentes

Autores

  • Lucas Silva Ribeiro
  • Marcos Augusto Ferreira Vaz
  • Felipe Zibetti
  • Paulo Victor Lopez
  • Lucas Dias Ribeiro
  • Thiago Alves de Oliveira
  • Fabiane Alves de Carvalho Ribeiro

Resumo

Este estudo teve como objetivo realizar um resumo expandido a respeito de alterações do ritmo circadiano em adolescente e como isto pode afetar seu rendimento escolar. A busca bibliográfica foi realizada no período de 2001 a 2015, sendo selecionados 5 estudos indexados nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde e na coleção Scientific Electronic Library Online. Para isso, utilizou-se os seguintes descritores: Sono, ritmo circadiano e adolescente. Observou – se como resultado que Olmos um estudo não estabeleceu correlação entre rendimento acadêmico e idade, sexo, cronótipo e déficit de sono, devido, possivelmente, à utilização de um questionário próprio. Contudo, pesquisas que utilizaram questionários validados cientificamente, apontaram relação entre o desempenho escolar apresentado estudantes e seu cronótipo. Os estudantes caracterizados com cronótipo matutino apresentaram melhor rendimento escolar. Conclui-se que horas de sono insuficientes e irregulares, bem como a não consonância do tipo de ritmo circadiano com as atividades diárias, demonstraram ser fatores para o desenvolvimento de distúrbios do ritmo circadiano, como sonolência e insônia, que prejudicam o desempenho escolar, físico e mental.

Downloads

Publicado

2015-06-15

Edição

Seção

RESUMOS - Medicina Preventiva