Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Educação em Saúde RESU é uma publicação semestral oficial de divulgação técnico-científico do Curso de Medicina do Centro Universitário de Anápolis UniEVANGÉLICA, tendo como Missão estimular a reflexão, divulgar e aperfeiçoar os conhecimentos na área de Educação em Saúde. A responsabilidade por conceitos emitidos nos artigos publicados é exclusivamente de seus autores. É prevista a publicação de textos originalmente editados por fontes externas de divulgação científica e que sejam considerados pelos editores da revista como relevantes para os serviços de saúde.

Periodicidade

 Semestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A RESU segue os preceitos legais da licença Creative Commons. Veja os termos: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/legalcode.

A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.

Política Editorial

As contribuições submetidas devem atender à política editorial da Revista e às instruções aos autores. As contribuições devem destinar-se exclusivamente à REVISTA EDUCAÇÃO EM SAÚDE, não sendo permitida sua apresentação simultâneas a outro periódico. Os manuscritos publicados são de propriedade da Revista, sendo vedada tanto a reprodução, mesmo que parcial em outros periódicos seja no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma, sem a autorização do Editor responsável.

Os artigos deverão ser encaminhados conforme as linhas de pesquisa do Núcleo de Pesquisa em Saúde (NUPES) da Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGELICA.

As linhas prioritárias da revista são:

  1. Educação em Saúde
  2. Envelhecimento e Epidemiologia das Doenças Crônicas Não Transmissíveis
  3. Medicina Preventiva
  4. Neurociências
  5. Saúde da mulher, da criança e do adolescente.

Temas relevantes referentes as linhas de pesquisa de trabalhos apresentados na Mostra de Saúde a critério da comissão editorial, podem ser publicados como Anais do evento.

A RESU destina espaço de publicação para artigos originais, revisões de literatura, relatos de caso, cartas ao editor, anais de eventos científicos de autores internos e/ou externos a Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGELICA.

Processo de Revisão e Avaliação pelos Pares

PROCESSO DE REVISÃO

Cada artigo submetido é encaminhado ao editor-chefe, que verifica se o mesmo obedece aos padrões mínimos especificados nas normas de publicação e se está enquadrado nos objetivos da Revista. A seguir, o artigo é enviado a dois revisores, especialistas na área, cegos em relação à autoria do artigo a ser examinado, acompanhado de formulário específico para revisão. Uma vez feita esta revisão, os editores da Revista decidem se o artigo vai ser aceito sem modificações, se deve ser recusado ou se deve ser enviado aos autores para modificações e posterior reavaliação. Diante desta última opção, o artigo é reavaliado pelos editores para posterior decisão quanto à aceitação, recusa ou necessidade de novas modificações. O processo de avaliação e revisão pode durar de 3 a 6 meses.

PROCESSO DE REVISÃO POR PARES

Esta revista adota um processo de revisão por pares externos. As contribuições são enviadas para revisores se rigorosamente acatarem as normas da revista. Todas as submissões e os processos de revisão serão desenvolvidas online através do site da revista. Autores e revisores são anônimos ("double-blind" review). A versão de submissão para revisão é um arquivo do Word modificado com a remoção ou mascaramento de todo o conteúdo que poderia comprometer o processo de revisão anônima. O conselho editorial decide se aceita ou não o artigo, levando em consideração originalidade, relevância e contribuição científica para a área.

CONFLITO DE INTERESSES

Conflito de interesse existe quando um autor (ou a instituição do autor), revisor ou editor tem relações financeiras ou pessoais que inadequadamente influenciem suas ações ou posicionamentos (tais relações são também conhecidas como compromissos duplos, interesses conflitantes, ou lealdades concorrentes).

Quando há alguma relação entre os autores e qualquer entidade pública ou privada que poderia dar origem a um conflito de interesse, essa possibilidade deve estar explícita na página de título do trabalho.

Fontes de Apoio

Histórico do periódico