Vacinas: primórdios de uma prática da saúde

Autores

  • Ana Beatriz Silva Barbosa Faculdade Nova Esperança de Mossoró - FACENE/RN
  • Anna D'Ávilla de Oliveira Faculdade Nova Esperança de Mossoró - FACENE/RN
  • Halana Maria de Alencar Fonseca Faculdade Nova Esperança de Mossoró - FACENE/RN
  • Ana Carla Isabelita de Lima Faculdade Nova Esperança de Mossoró - FACENE/RN
  • Rodrigo Augusto Cavalcante Fernandes Faculdade Nova Esperança de Mossoró - FACENE/RN
  • Sérgio Everton Bessa Farias Faculdade Nova Esperança de Mossoró - FACENE/RN
  • Waldineide Oliveira do Nascimento Faculdade Nova Esperança de Mossoró - FACENE/RN
  • Rodrigo José Fernandes de Barros FACENE-RN
  • Jamile Rodrigues Comes de Holanda FACENE-RN

DOI:

https://doi.org/10.37951/2358-260X.2021v8i2.5909

Resumo

Milhares de doenças infecciosas assolam a humanidade por muitos anos, desde o primeiro surto de peste que causou uma alta letalidade até os dias atuais, com doenças mais fortes e com alta disseminação. Assim com o decorrer dos anos foram surgindo as vacinas, inicialmente com o médico inglês Edward Jenner, criador da primeira vacina contra a varíola. Desta forma tal pesquisa busca fazer um levantamento sobre as criações das primeiras vacinas do mundo, normalmente desencadeadas após surtos de doenças que acometeram várias populações no passado da humanidade. Para tal foi realizada uma busca em acervos digitais que falassem sobre os primórdios da vacinação, sendo encontrado e utilizado mais livros que artigos. Para a busca utilizou-se as palavras chaves: “vacinação”, “primórdios”, “primeiras vacinas”, “desenvolvimento” de formas associadas, utilizando o operador booleano “AND”. E pode-se observar que após as anotações e experimentos de Jenner, muitos outros pesquisadores conseguiram desenvolver e aplicar testes com vacinas, hoje de forma bem mais controlada e detalhada. E que com a obrigatoriedade não se consegue vacinar a toda a população, visto as revoltas desencadeadas por ela. Assim, podemos concluir que a vacina, apesar de uma longa trajetória percorrida no Brasil e no mundo, alcançou a vacinação em massa produto fundamental à saúde e à qualidade de vida, além de demonstrar sua indispensabilidade para o homem como o segundo maior fator de redução da mortalidade.

Biografia do Autor

Rodrigo José Fernandes de Barros, FACENE-RN

Graduado em Ciências Sociais pela UERN, especialista em Ciência Política e mestre em Ciências Sociais pela UFRN. Docente da FACENE-RN.

Jamile Rodrigues Comes de Holanda, FACENE-RN

Graduada em Enfermagem pela FACENE-RN. Mestre em Cognição, Tecnologias e Instituições pela UFERSA. Docente da FACENE-RN.

Downloads

Publicado

2021-11-18

Como Citar

Barbosa, A. B. S., de Oliveira, A. D., Fonseca, H. M. de A., de Lima, A. C. I., Fernandes, R. A. C., Farias, S. E. B., … Holanda, J. R. C. de. (2021). Vacinas: primórdios de uma prática da saúde. Científic@ - Multidisciplinary Journal, 8(2), 1–15. https://doi.org/10.37951/2358-260X.2021v8i2.5909