v. 8 n. 2 (2021): Científic@ - Multidisciplinary Journal - Dossiê Temático: Saúde e Sociedade: diálogos interdisciplinares - ISSN 2358-260X

					Visualizar v. 8 n. 2 (2021): Científic@ - Multidisciplinary Journal - Dossiê Temático: Saúde e Sociedade: diálogos interdisciplinares - ISSN 2358-260X

É com imensa satisfação que anunciamos a publicação de mais um dossiê temático na revista Científic@, dessa vez com um tema bastante atual em tempos pandêmicos: Saúde e Sociedade. Fruto de uma união entre docentes pesquisadores de diversas instituições, principalmente das regiões centro-oeste e nordeste, esse dossiê reforça o caráter multidisciplinar do periódico e a importância de criarmos nexos entre os campos do saber, no intuito de aprofundarmos e problematizarmos questões que estão presentes no campo da saúde e que refletem no meio social em que estamos inseridos.

O germe nascente desse dossiê tomou forma entre os docentes da Faculdade Nova Esperança de Mossoró (RN) que, ao coordenarem grupos de estudos com alunos de diversos cursos da instituição (fisioterapia, enfermagem, medicina, entre outros), viram potencial para produzirem artigos que contemplassem a temática da saúde e sociedade, uma vez que tem em mente que nenhuma prática de saúde é isolada dos inúmeros contextos e variáveis que as contornam. Aliado a isso, obtivemos pleno apoio da Evangélica de Goianésia para organizar o dossiê no periódico Cientific@, com todo o suporte acadêmico e técnico que a instituição possui.

Os artigos que o leitor terá a sua disposição são diversos não somente pela quantidade, como também pelas origens, trazendo perspectivas múltiplas que exploram temas clássicos e contemporâneos no cenário da saúde coletiva brasileira; saúde coletiva esta que recebeu duros golpes nos últimos anos, tendo em vista a terra arrasada em que o Brasil, outrora referência internacional em diversos indicadores, se encontra hoje.

Por fim, mas não menos importante, esse dossiê também é dedicado a todos aqueles que perderam suas vidas na pandemia de Covid-19, bem como aos seus familiares, companheiros e amigos.

Publicado: 2021-11-17

APRESENTAÇÃO E EDITORIAL

Dossiê Temático: Saúde e Sociedade: diálogos interdisciplinares