Reflexões Acerca Do Direito Sistêmico: Da Constelação Familiar E Sua Aplicabilidade No Poder Judiciário

Autores

  • Norton Maldonado Dias Faculdade de Direito de Sinop (FASIPE)
  • João Guilherme Scheffler FASIPE Faculdade de Sinop

DOI:

https://doi.org/10.29247/2358-260X.2019v6i2.p84-101

Resumo

O objeto do presente trabalho corresponde ao estudo do Direito Sistêmico, diante das novas ferramentas que passam a ser utilizadas na resolução dos conflitos, tais como a Constelação Familiar. Assim, trata-se da problemática questão da atualização do Judiciário, frente às mudanças de conceitos sociais e quebra dos paradigmas, uma vez que o desenvolvimento humano busca novas fontes de resolver os conflitos criados em sociedade. Na tentativa de alcançar este objetivo principal, correspondente a demonstrar a efetividade do Direito Sistêmico dentro do Poder Judiciário, a proposta procurou desenvolver primeiramente os aspecto moral, filosófico e científico, apresentando assim as bases da reforma do Código de Processo Civil. Do aspecto moral e filosófico, releva-se a necessidade de adequação de métodos que podem ser considerado muitas vezes, aos olhos dos leigos, misticismo, hermetismo, dentre outros conceitos prolixos. Já o fator científico, está delineado no presente trabalho em patamares muito relevantes, dentre os quais, destaca-se os estudos científicos que desenvolveram e aprimoraram os mecanismos da Constelação Familiar para que hoje pudesse estar sendo utilizada e bem aceita pelos Tribunais. Vale ainda ressaltar expressivas discussões acerca da aceitação dos juízes e tribunais quanto a utilização da ferramenta, bem como, da aceitação das partes na utilização para resolução dos conflitos. O trabalho se utiliza da metodologia dedutiva bibliográfica, utilizando-se como principais fontes a doutrina e jurisprudências, bem como, livros aprofundados que explicam o que é a Constelação Familiar. O trabalho visa demonstrar os benefícios da implementação cada vez maior do Direito Sistêmico, bem como, demonstrar quais os resultados obtidos até o presente momento. A pesquisa foi desenvolvida sondando a hipótese de que o Direito Sistêmico é uma inovação que pode ser o desafogamento do Poder Judiciário, e, quiçá, um grande passo no desenvolvimento da humanidade, uma vez que possibilita não só a resolução do conflito, mas também, coloca um ponto final em uma grande carga emocional e psicossomática relacionada com os conflitos que desencadearam a demanda judicial.

Biografia do Autor

Norton Maldonado Dias, Faculdade de Direito de Sinop (FASIPE)

Professor da Faculdade de Direito de Sinop (2016), titular das disciplina de Direito Constitucional I e II, TGDC - Teoria Geral do Direito Civil. Na pós-graduação da Faculdade de Direito de Sinop (MT) e do Instituto EducareMT. Professor do curso preparatório para exame da OAB: "Resolve Direito" inserido como disciplina e na extensão da Faculdade de Direito de Sinop (MT). Mestre em Direito (2016). Especializações em Direito pela UEL - Universidade Estadual de Londrina (2009). Prestou assessoria parlamentar em processos legislativos (Portaria 014-080/2018 Câmara de Sinop - MT) no primeiro período legislativo de 2018 (Gab.5). Atualmente é advogado membro da ASCL (Academia Sinopense de Ciências e Letras). Membro Associado do CONPEDI e com atuação na pesquisa com cadastro no  grupo indexado do CNPQ: Gramatica dos Direitos Fundamentais.

 

 

João Guilherme Scheffler, FASIPE Faculdade de Sinop

Advogado. Graduado em Direito com pós-graduação pela Faculdade de Direito de Sinop - MT. Especilização com Trabalho na àrea do Direito Sistêmico e Constelação Família. 

Downloads

Publicado

2020-02-03

Como Citar

Dias, N. M., & Scheffler, J. G. (2020). Reflexões Acerca Do Direito Sistêmico: Da Constelação Familiar E Sua Aplicabilidade No Poder Judiciário. Científic@ - Multidisciplinary Journal, 6(2), 84–101. https://doi.org/10.29247/2358-260X.2019v6i2.p84-101