QUESTÃO INDÍGENA: EDUCAÇÃO, RESISTÊNCIA E PRECONCEITO NO LIVRO DIDÁTICO

Autores

  • Danielly Laura Alves Ferreira Universidade Estadual de Goiás
  • Mariana Fonseca Miranda Universidade Estadual de Goiás
  • Bráulio Fernando da Silva Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.29247/2358-260X.2019v6i1.p150-158

Resumo

Esse trabalho busca evidenciar a temática indigenista no campo educacional. Para tanto o presente artigo busca compreender as bases ideológicas para a subjugação indígena, analisando o contexto histórico da resistência indígena, identificando as politicas publicas referentes à questão educacional indigenista e por fim estabelecendo uma ligação entre a dominação portuguesa e a escola contemporânea. Esse trabalho também traz uma problemática sobre a representação indígena no campo educacional, buscando analisar a forma como o índio, sua história e cultura estão inseridas no livro didático de uma serie de sétimo ano do ensino fundamental regular. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica, definida pela listagem e coleta de dados e informações partindo de obras já publicadas referente ao tema abordado, tais como livros, artigos acadêmicos e a Constituição Federal e a analise do livro didático.

Biografia do Autor

Danielly Laura Alves Ferreira, Universidade Estadual de Goiás

Licenciatura Plena em História na UEG – Campus Goianésia

Mariana Fonseca Miranda, Universidade Estadual de Goiás

Licenciatura Plena em História na UEG – Campus Goianésia

Bráulio Fernando da Silva, Universidade Estadual de Goiás

Graduado em História pela Universidade Estadual de Goiás (2006). Tem experiência na área de História, com ênfase em História e disciplinas afins como sociologia e filosofia; Graduado em Pedagogia pela Universidade do Vale do Acaraú (2013); Pós- graduando em Metodologia do ensino de filosofia e sociologia (Eadcon/Fael); Pós-graduando em Pedagogia Catequética (PUC-Go); Especialista em educação inclusiva (Atendimento Educacional Especializado) Trabalhei no Colégio Decisão de 2009 à 2013, lecionando as seguintes disciplinas de História, Geografia, Ensino Religioso (Ensino Médio e Fundamental) Trabalhei no Colégio Decisão no Curso Pré-Vestibular com a disciplina de História do Brasil; Trabalhei no Curso pré-Vestibular Municipal de 2009 à 2015, onde lecionei as seguintes disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia e atuei como secretário; Trabalhei na Universidade estadual de Goiás, com as disciplinas de Temas de sociologia e Antropologia e sociologia aplicado as organizações; Trabalhei na Universidade estadual de Goiás, com as disciplinas de História Medieval, História Moderna, Noções básicas de Museologia, Seminário e Projeto de pesquisa, História Regional e Formação do conhecimento histórico e História Regional. Trabalhei na Universidade Estadual de Goiás, com as disciplinas de História do Brasil I, II e III, História Regional e Diversidade, Cidadania e Direito. Trabalhei no Colégio Couto Magalhães - Unidade Goianésia - Go, às disciplinas de História e Filosofia em 2014 à 2015 (Ensino Médio e Fundamental) à atual. Trabalho no Colégio Couto Magalhães - Unidade Goianésia - Go, a disciplina de História de 2014 (Ensino Médio e Fundamental) à atual. Trabalho na Universidade Estadual de Goiás, com as disciplinas de História Medieval II, Tópicos de História Regional, Formação conhecimento histórico, Diversidade, Cidadania e Direito, História do Brasil I Mestrando no Centro Universitário de Anápolis - Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente com o início 03/2015 (cursando)

Downloads

Publicado

2019-05-29

Como Citar

Ferreira, D. L. A., Miranda, M. F., & Silva, B. F. da. (2019). QUESTÃO INDÍGENA: EDUCAÇÃO, RESISTÊNCIA E PRECONCEITO NO LIVRO DIDÁTICO. Científic@ - Multidisciplinary Journal, 6(1), 150–158. https://doi.org/10.29247/2358-260X.2019v6i1.p150-158

Edição

Seção

Simpósio de Línguas Indígenas do Vale do São Patrício