APLICAÇÕES PARCELADAS DE FÓSFORO NA PRODUÇÃO E COMPOSIÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE MILHO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37951/2358-260X.2023v10i1.6644

Resumo

Uma das principais características dos solos do Centro-Oeste, mais específico o do Cerrado, é sua alta acidez, assim resultando, principalmente, na limitação do conteúdo de fósforo disponível. Desta forma, dificulta a disponibilidade para a planta, podendo causar baixa eficiência, tanto na produtividade quanto nutricional. O respectivo trabalho teve como objetivo avaliar os efeitos de diferentes aplicações parceladas de fósforo na produção e composição físico-química em milho da cultivar BM790 BIOMATRIX, onde o plantio foi realizado no Campus Experimental do Instituto Federal Goiano Campus Ceres. O preparo do solo foi realizado de forma mecanizada e a capina e abertura das linhas foi realizada manualmente. A análise de solo foi realizada no laboratório de solos do IF Goiano Ceres e indicou baixos níveis de fósforo (4,1 mg/dm3) e as análises físico-químicas (acidez, pH, umidade, resíduo mineral, fibra bruta) do milho realizadas no Laboratório Experimental do IF Goiano Ceres. O delineamento experimental foi o de delineamento inteiramente casualizado, com cinco repetições. Os fatores estudados foram as diferentes aplicações parceladas de P2O5: (T1: 100% e 0%; T2: 75% e 25%; T3: 50% e 50%; T4: 25% e 75%; T5: 0% e 100%) da dosagem de 15,6 g.m-1 do fertilizante fosfatado, que no caso foi utilizado o Superfosfato Triplo aplicado em semeadura e 20 dias após o plantio foi realizado a cobertura, respectivamente. Observou-se um melhor desempenho agronômico para os tratamentos 1 e 2 de acordo com as análises biométricas e de produtividade, ou seja, quando aplicado o fósforo 100% e/ou 75% em sulco de plantio notou-se um melhor desenvolvimento da planta em geral e assim acarretando em uma maior produção de grãos. Já nas análises físico-químicas foi observado que houveram diferenças significativas nas análises de acidez total titulável e pH nos grãos de milho, com resultados médios das análises 2,95 e 6,23, respectivamente.

Biografia do Autor

MARCIO RAMATIZ LIMA SANTOS, IF GOIANO

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Energia Nuclear na Agricultura (Esalq) pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é professor Titular do Instituto Federal Goiano Campus Ceres, desde o ano de 1995. Prof. do Programa de Pós-Graduação em Lato sensu em Produção e utilização de Alimentos para Animais de Interesse Zootécnico. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Ciência e Tecnologia de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: alimentos funcionais, análise sensorial, antioxidantes, aproveitamento de resíduos e amido resistente.

Matheus Lucas Alves Sabino, Instituto Federal Goiano Campus Ceres

Formação profissional: Graduando no curso de Bacharelado em Agronomia.

Vínculo profissional: Estudante do Instituto Federal Goiano – Campus Ceres.

Leandro dos Santos Soares, Instituto Federal Goiano Campus Ceres

Formação profissional: Formação técnica em Agropecuária pelo Colégio Agrícola de Bom Jesus-PI /UFPI, graduação (2013) em Engenharia Agronômica e Mestrado (2013-2015) em Agronomia: Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Professora Cinobelina Elvas, Bom Jesus-PI. Atualmente, doutorando em Ciências Agrárias -Agronomia (Fisiologia Vegetal), pelo Instituto Federal Goiano (IF Goiano - Rio Verde). Atua em pesquisa na área de Fisiologia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: tolerância das plantas a estresses abióticos, hidráulica de plantas e Nutrição de plantas. Atuou como colaborador didático (Monitor da disciplina de Química e Fertilidade do Solo e Fisiologia Vegetal, além de professor de Cálculo no Pré-Vestibular Vale do Gurguéia). Suas principais Áreas de atuação são: Química e Fertilidade do Solo; Nutrição de Plantas; Fisiologia das plantas cultivadas; Manejo e Conservação do Solo; Manejo e Tratos Culturais em Grandes Culturas, onde se concentram seus estudos e atuação profissional.

Downloads

Publicado

2023-02-14

Como Citar

SANTOS, M. R. L., Sabino, M. L. A., & Soares, L. dos S. (2023). APLICAÇÕES PARCELADAS DE FÓSFORO NA PRODUÇÃO E COMPOSIÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE MILHO. Científic@ - Multidisciplinary Journal, 10(1), 1–12. https://doi.org/10.37951/2358-260X.2023v10i1.6644