AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE RENTABILIDADE NA PRODUÇÃO ORGÂNICA DE MILHO-VERDE NA REGIÃO DA ILHA DE SÃO LUÍS NO MARANHÃO

Autores

  • Raifran de Carvalho Pontes Instituto Federal Goiano Campus Morrinhos
  • Hélio Aparecido de Matos Filho
  • Adelmo Golynski Instituto Federal Goiano Campus Morrinhos

DOI:

https://doi.org/10.37951/2358-260X.2022v9i1.5934

Resumo

Este estudo objetivou avaliar a viabilidade econômica da produção de milho-verde orgânico no Município de São Luís, Estado do Maranhão. Os dados foram coletados com base no primeiro cultivo do ano de 2017. Com base nestes, foi elaborada uma planilha de custo. A receita foi determinada em função da produtividade obtida e do preço pelo qual as espigas foram comercializadas. Com base nas entradas e saídas do fluxo de caixa, foram calculados os indicadores econômicos valor presente líquido (VPL) e taxa interna de retorno (TIR). Foi feita uma análise de sensibilidade, com choques de 15% sobre os valores dos custos de produção e sobre a redução da receita. O VPL para o presente projeto, em uma projeção de três anos, foi de R$ 15.602,95 para uma taxa de atratividade de 25%. A TIR ficou em 118,15%, podendo o projeto ser considerado com viabilidade financeira, tendo em vista o risco associado às atividades agropecuárias. Nas análises de sensibilidade, os componentes que tiveram maior impacto sobre os indicadores foram a redução na receita (por queda no preço ou na produtividade), com redução de 22,15% no VPL, e os gastos com fertilizantes, com redução de 12,56% na TIR.

Biografia do Autor

Raifran de Carvalho Pontes, Instituto Federal Goiano Campus Morrinhos

Graduação em Letras pelo Centro de Ensino Unificado do Maranhão (1999) e graduação em Biologia pela Universidade Estadual do Maranhão (2007). Atualmente é professor do Rede Pública Estadual.

Hélio Aparecido de Matos Filho

Possui graduação em Administração pela Universidade Norte do Paraná (2016) e graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Uberlândia (1994). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Ciências Agrárias. Mestre em Olericultura pelo Instituto Federal Goiano. Doutorado em Solos e Água pela Universidade Federal de Goiás. Curso de especialização em Gestão Pública. Autor de livros digitais e artigos científicos em administração.

Adelmo Golynski, Instituto Federal Goiano Campus Morrinhos

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2004) e doutorado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2009). Atualmente é professor do Instituto Federal Goiano Campus Morrinhos. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Economia Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: agronegócio, comercialização, tomate, desenvolvimento econômico regional.

Downloads

Publicado

2022-08-24

Como Citar

Pontes, R. de C., Filho, H. A. de M., & Golynski, A. (2022). AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE RENTABILIDADE NA PRODUÇÃO ORGÂNICA DE MILHO-VERDE NA REGIÃO DA ILHA DE SÃO LUÍS NO MARANHÃO. Científic@ - Multidisciplinary Journal, 9(1), 1–9. https://doi.org/10.37951/2358-260X.2022v9i1.5934