EFICIÊNCIA DO USO SIMULTÂNEO ENTRE DENDROGRAMA E AMMI NA SELEÇÃO DE PROGÊNIES DE AÇAZEIRO

Autores

  • Gilberto Ken Iti Yokomizo Embrapa Amapá
  • Kuang Hongyu UFMT
  • Francisco de Oliveira Cruz Júnior IEPA
  • João Tomé de Farias Neto Embrapa Amazônia Oriental

DOI:

https://doi.org/10.37951/2358-260X.2022v9i1.5931

Resumo

A expansão do consumo de polpa do fruto de açaizeiro precisa urgentemente de pesquisas para conseguir novos cultivares, visando atender o mercado em franco crescimento. Um grande dificultador é a quantidade de materiais genéticos que atrapalha o entendimento do resultado gráfico, portanto este trabalho teve como objetivo o uso simultâneo da análise multivariada, do agrupamento por dendrograma e da AMMI para identificar as superiores. Um total de 76 progênies foi avaliado em delineamento experimental de blocos ao acaso, duas repetições e cinco plantas por parcela. Avaliou-se: FV – número de cachos verdes em formação; FLF – número de lançamentos foliares por estipe e; TM - Tamanho do cacho. As conclusões foram  de que o uso combinado da análise multivariada, o agrupamento pelo dendrograma e a análise gráfica AMMI, possibilita estudar quantitativo alto de progênies, tornando-se eficaz, importante e preciso; há variabilidade genética disponível com contribuições individuais distintas para a interação GxA, assim como também os efeitos ambientais; as progênies com maior destaque para estabilidade e adaptabilidade são P29, P55, P7, P8, P38, P5 e P24, não se adicionando progênie com base no modelo AMMI2, expandindo-se com o dendrograma para as progênies P72, P70, P9, P61, P62, P64 e P73; o distinto desempenho das progênies conforme os anos de avaliação, mostra que o desenvolvimento das plantas gera resposta aos fatores ambientais em função do estádio de desenvolvimento fenológico, tornando importante a pesquisa para se conhecer as exigências e respostas do açaizeiro.

Biografia do Autor

Gilberto Ken Iti Yokomizo, Embrapa Amapá

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1991), mestrado em Agronomia (área de concentração em Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Agronomia (área de concentração em Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é pesquisador da Embrapa Amapá. Pós-Doutor em Agronomia (área de concentração em Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade de São Paulo (2008). Docente nos cursos de pós-graduação (mestrados) em Desenvolvimento Regional da UNIFAP de 2005 até 2015; pesquisador associado do doutorado do BIONORTE do MCT. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Quantitativa, Melhoramento Genético Vegetal e, Recursos Genéticos Vegetais. Atuando principalmente nos seguintes temas: soja, palmito de pupunheira, citros, mangabeira e açaizeiro; também trabalhou com ornamentais tropicais, cobertura verde e milho.

Kuang Hongyu, UFMT

Matemático pela UFU, Mestre e Doutor em Estatística e Experimentação Agronômica pela Universidade de São Paulo. Professor da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Estatística Experimental, com ênfase em Análise Multivariada, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelos AMMI, GGE biplot, Modelos AMMI-ponderado, GGE biplot-ponderado, Distribuição dos Autovalores, Simulação Multivariada, Biplot e Interação Genótipos x Ambientes. Universidade Federal de Mato Grosso, Av. Fernando Corrêa da Costa, 2367, Boa Esperança, CEP 78060-900 Cuiabá-MT.

Francisco de Oliveira Cruz Júnior, IEPA

Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia (REDE BIONORTE) e Mestre em Biodiversidade Tropical, pela Universidade Federal do Amapá, com graduação em Engenharia Florestal pela Universidade do Estado do Amapá - UEAP em 2011. Foi bolsista de iniciação científica CNPQ/PIBIC/IEPA-AP, entre 2010 - 2011. Atualmente é Analista de Meio Ambiente/Pesquisador no Instituto de Pesquisa Científicas e Tecnológicas do Amapá (IEPA), atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas Agroflorestais, Manejo Florestal, Silvicultura, Uso e Conservação da Biodiversidade.

João Tomé de Farias Neto, Embrapa Amazônia Oriental

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1981), mestrado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é pesquisador do Centro de Pesquisa Agroflorestal da Amazonia Oriental. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: amazônia, espécie frutifera, eespécie frutífera, euterpe oleracea e genética quantitativa. Atualmente, em colaboração com outros especialistas, vem desenvolvendo estudos com a abordagem de arranjos produtivos locais (APL), visando estudos socioeconômicos em apoio a produção e a profissionalização do agronegócio do açaí, em grande expansão em nível, regional, nacional e internacional.

Downloads

Publicado

2022-08-24

Como Citar

Yokomizo, G. K. I., Hongyu, K., Cruz Júnior, F. de O., & Farias Neto, J. T. de. (2022). EFICIÊNCIA DO USO SIMULTÂNEO ENTRE DENDROGRAMA E AMMI NA SELEÇÃO DE PROGÊNIES DE AÇAZEIRO. Científic@ - Multidisciplinary Journal, 9(1), 1–13. https://doi.org/10.37951/2358-260X.2022v9i1.5931