Resiliência como fator de proteção da prática docente: análise da produção científica

Autores

  • Mariam Hanna Daccache Universidade Evangélica de Goiás
  • Ester Barreto Isaac
  • Yasmim Ferreira Mesquita

DOI:

https://doi.org/10.37951/2358-260X.2020v7i1.5865

Resumo

Este artigo teve como objetivo geral buscar compreender a atuação da resiliência como um fator de proteção na prática docente e como se dá este processo. Pretendeu-se descrever quais são os fatores que colaboram para o desenvolvimento da resiliência, e como eles atuam na vida do docente. Para isso, foi utilizado como metodologia uma revisão sistemática da literatura, por meio de pesquisas qualitativas e quantitativas, com delimitação de datas, considerando o périodo de 2012 a 2018. Foram considerados estudos científicos feitos no Brasil, encontrados nas bases de dados SciELO, Google Acadêmico e Periódicos CAPES, utilizando os termos resiliência em docentes, habilidades sociais e Burnout em docentes para a busca. Os resultados indicam que a resiliência atua de forma positiva na vida dos docentes, auxiliando-os a lidarem com as tribulações que estão envolvidas nesta profissão. Conclui-se que faz-se necessário o desenvolvimento das habilidades sociais, sugerindo então, o desenvolvimento de uma boa relação nos relacionamentos interpessoais e no ambiente de trabalho, a busca de aperfeiçoamento profissinal e o cuidado com a saúde física e mental, para o alcance da resiliência e êxito de sua função como docente.

 

Palavras- Chave: resiliência, docentes, síndrome de Burnout, habilidades sociais

 

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Publicado

2020-05-22

Como Citar

Daccache, M. H., Isaac, E. B., & Mesquita, Y. F. (2020). Resiliência como fator de proteção da prática docente: análise da produção científica. Científic@ - Multidisciplinary Journal, 7(1), 1–11. https://doi.org/10.37951/2358-260X.2020v7i1.5865