Influência do tamanho e massa das sementes na germinação de seriguela (Spondias purpurea L.)

Influência do tamanho e massa das sementes na germinação de seriguela (Spondias purpurea L.)

Autores

  • Cristiano Pereira da Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
  • Jonas Souza Correa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Margareth Ferreira Pistori Secretaria Municipal de Educação e Cultura SEMEC
  • Cleviana Goulart Afonso Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande/MS

DOI:

https://doi.org/10.37951/2358-260X.2021v8i1.5649

Resumo

Objetivo deste trabalho é avaliar a influência do tamanho e massa das sementes de seriguela e sua relação ao vigor das sementes nos diferentes tipos de substratos. Foram utilizadas sementes de seriguela (Spondias purpurea L.), obtidas de plantas matrizes com aproximadamente 17 anos de idade. As sementes foram classificadas em dois grupos, tamanho e massa, utilizando paquímetro e balança convencional, foram classificadas em sementes pequenas, grandes, menor e maior massa. Após o processo de classificação as sementes foram semeadas em saquinhos plásticos de 1kg, contendo como substrato: a) terra úmida + esterco bovino na proporção 3:1; b) areia de construção + esterco bovino na proporção 3:1, mantidos viveiro sombreado em ambiente aberto. Após 60 dias, os foram obtidos os resultados para porcentagem de germinação, índice de velocidade de germinação, comprimento das plântulas e massa seca das plântulas. De acordo com os resultados, sementes maiores e com maior massa, apresentaram os melhores resultados para porcentagem de germinação (81,62%), índice de velocidade de germinação (8,45), comprimento médio das plântulas (10,25cm) e massa seca das plântulas (0,874g). Concluímos que o tamanho e a massa das sementes influenciam na porcentagem de germinação, na velocidade de germinação e comprimento e massa das plântulas. Objetivo deste trabalho é avaliar a influência do tamanho e massa das sementes de seriguela e sua relação ao vigor das sementes nos diferentes tipos de substratos. Foram utilizadas sementes de seriguela (Spondias purpurea L.), obtidas de plantas matrizes com aproximadamente 17 anos de idade. As sementes foram classificadas em dois grupos, tamanho e massa, utilizando paquímetro e balança convencional, foram classificadas em sementes pequenas, grandes, menor e maior massa. Após o processo de classificação as sementes foram semeadas em saquinhos plásticos de 1kg, contendo como substrato: a) terra úmida + esterco bovino na proporção 3:1; b) areia de construção + esterco bovino na proporção 3:1, mantidos viveiro sombreado em ambiente aberto. Após 60 dias, os foram obtidos os resultados para porcentagem de germinação, índice de velocidade de germinação, comprimento das plântulas e massa seca das plântulas. De acordo com os resultados, sementes maiores e com maior massa, apresentaram os melhores resultados para porcentagem de germinação (81,62%), índice de velocidade de germinação (8,45), comprimento médio das plântulas (10,25cm) e massa seca das plântulas (0,874g). Concluímos que o tamanho e a massa das sementes influenciam na porcentagem de germinação, na velocidade de germinação e comprimento e massa das plântulas. 

Biografia do Autor

Cristiano Pereira da Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (1996-1999). Mestrado em Agronomia - Sistema de Produção Vegetal pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/FEIS/SP. Doutorado em Agronomia - Sistema de Produção Vegetal pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/FCA/SP. Área de atuação: Ciências Agrárias, Florestais e Ambientais. e-mail: cpsilva.cetec@gmail.com. Atua nas diferentes modalidades educacionais, nos seguimentos de Ensino, Pesquisa e Extensão. Além de Consultoria e empresas e instituições privadas e públicas.

Jonas Souza Correa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Professor da UEMS e Estácio de Sá de Campo Grande MS

Docente da agronomia e engenharia ambiental.

Engenheiro Quimico

Mestrado, Doutorado e Pós doutor em tecnologias ambientais pela UFMS

Margareth Ferreira Pistori, Secretaria Municipal de Educação e Cultura SEMEC

Docente de Ciências Biológicas da SEMEC

Graduação em Ciencias Biológicas pela UFMS

Especialista lato Sensu em Bioquimica Vegetal pela UFMS

Mestra em Agronomia pela UNESP/FEIS Ilha Solteira

Cleviana Goulart Afonso, Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande/MS

Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande/MS - Engenharia Ambiental e Sanitária

Downloads

Publicado

2021-06-29

Como Citar

Silva, C. P. da, Correa, J. S., Pistori, M. F., & Afonso, C. G. (2021). Influência do tamanho e massa das sementes na germinação de seriguela (Spondias purpurea L.): Influência do tamanho e massa das sementes na germinação de seriguela (Spondias purpurea L.). Científic@ - Multidisciplinary Journal, 8(1), 1–9. https://doi.org/10.37951/2358-260X.2021v8i1.5649