PERCEPÇÃO DOS ALUNOS QUANTO AO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM GENÉTICA NO ENSINO MÉDIO E SUPERIOR

Autores

  • Mateus Lavor Araújo Universidade Estadual do Ceará
  • Renata Fernandes de Matos Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.37951/2358-260X.2021v8i1.5565

Resumo

A aprendizagem em Genética é um processo que deve ser realizado com base no uso de estratégias que contribuam para a aquisição efetiva do conhecimento. Nesse contexto, a atuação dos professores faz-se um fator essencial para que metodologias diferenciadas sejam incorporadas no processo de ensino, o que deve ocorrer com a participação dos alunos, os quais contribuirão para identificar sua viabilidade e aplicação. O objetivo deste trabalho foi identificar a percepção apresentada pelos alunos quanto ao processo de aprendizagem em Genética no ensino médio e superior. Para isto, foi realizada um pesquisa descritiva com 40 alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu/Universidade Estadual do Ceará. Metade do público foram alunos do 1° semestre, os quais haviam concluído o ensino médio recentemente, fornecendo informações relativas a este nível de ensino. Os demais foram alunos do 5° semestre, os quais haviam cursado Genética no 4° semestre e apresentaram informações relativas à sua aprendizagem no ensino superior. Os dados foram coletados mediante a aplicação de um questionário, sendo posteriormente transformados em porcentagens e apresentados na forma de gráficos. Pelos resultados obtidos conclui-se que o aprendizado em Genética é um processo que deve ser fortalecido por mudanças na forma de ensino, incorporando-se a esta metodologias diferenciadas e ativas, o que deve ser realizado com base na percepção dos alunos nos diferentes níveis de ensino.

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Publicado

2021-03-17

Como Citar

Araújo, M. L., & Matos, R. F. de. (2021). PERCEPÇÃO DOS ALUNOS QUANTO AO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM GENÉTICA NO ENSINO MÉDIO E SUPERIOR. Científic@ - Multidisciplinary Journal, 8(1), 1–8. https://doi.org/10.37951/2358-260X.2021v8i1.5565