PERSPECTIVA DE PERMANÊNCIA NO CAMPO - ESTUDO DOS JOVENS RURAIS DO ENSINO MÉDIO DE GOIANÉSIA/GOIÁS

Autores

  • Gabriel Makiyama Silva Faculdade Evangélica de Goianésia
  • Elitânia Gomes Xavier Faculdade Evangélica de Goianésia
  • Thiago Brito Steckelberg Faculdade Evangélica de Goianésia
  • Ayure Gomes da Silva Faculdade Evangélica de Goianésia
  • Elvislaine Gomes Xavier Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.37951/2358-260X.2020v7i2.4995

Resumo

Nos próximos anos com a explosão demográfica global, a população mundial em 2050 deverá atingir o patamar de nove bilhões e meio de pessoas segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura). O Brasil tem uma vocação especial para a agropecuária, em razões das condições climáticas, disponibilidade de água e extensão territorial. É preciso antecipar e se preparar para a demanda de alimentos que virá, e com o esvaziamento do campo nas últimas décadas há a preocupação com a mão de obra no campo para os anos futuros. A presente pesquisa foi realizada com jovens rurais de 15 a 24 anos do ensino médio no município de Goianésia, estado de Goiás. Foram entrevistados 10 rapazes e 10 moças com um questionário de entrevista semiestruturadas, foram obtidas respostas as perguntas abertas e fechadas, onde se procurou saber se há ou não incentivo da família em seguir nas atividades agrícolas, quais fatores são favoráveis e desfavoráveis à permanência no campo, quais sonhos a anseios dos jovens para o futuro de suas vidas, dentre outras perguntas. Na pesquisa constatou-se que 70% dos rapazes que vivem na zona rural não pretendem seguir nas atividades agrícolas e o índice entre as mulheres foi ainda maior, 90%, o que evidenciou o processo de masculinização da zona rural. Ficou evidente ainda que a família na sua maioria não incentiva os jovens a permanecerem nas atividades do campo, ao contrário, os motivam a seguir uma profissão mais lucrativa e menos penosa do que o trabalho que é realizado no campo. Foi constatado que 30% dentre estes poderá seguir nas atividades se houver melhor renda e mais entretenimento e tecnologia no campo.

Biografia do Autor

Gabriel Makiyama Silva, Faculdade Evangélica de Goianésia

Formado pelo curso de Agronomia da Faculdade Evangélica de Goianésia. Técnico em enfermagem, Pastor, Missionário, Casado, 56 anos.

Elitânia Gomes Xavier, Faculdade Evangélica de Goianésia

Engenheira Agronoma formada pelo Centro Universitário de Goiás (Uni-Anhanguera), é Especialista em Gestão Ambiental e desenvolvimento sustentável onde trabalhou com a temática da Política Nacional de Resísuos Sólidos com enfase em logistica reversa, e Mestre em Ecologia e Produção Sustentável realizando pesquisa com duas plantas com possíveis capacidade fitorremediadora, em que as variedades Handroanthus avellanedade e serratifolia foram consideradas tolerantes em condições de viveiro a diferentes aplicações de Níquel.

Thiago Brito Steckelberg, Faculdade Evangélica de Goianésia

Possui graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2006). Especialização em Direito Internacional pela Universidade Federal de Goiás (2008).Mestrado em Ciências Ambientais pela UniEvangélica (2015). Tem experiência nas áreas de Geografia Aplicada, Ciências do Ambiente e Ciência Política, com ênfase em Política Internacional. Professor universitário na Faculdade Evangélica de Goianésia (FACEG) e do curso profissionalizante de Ensino Médio (Mediotec). Colabora com artigos de opinião no Jornal O Popular sobre temáticas de política, meio ambiente e relações internacionais.

Ayure Gomes da Silva, Faculdade Evangélica de Goianésia

Atualmente Professora Assistente na Faculdade Evangélica de Goianésia. Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Faculdade Evangélica de Goianésia (2015) e mestrado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual de Goiás (2018). Durante a graduação, estagiou na Empresa Jalles Machado S/A (Irrigação, Plantio e Tratos Culturais), Secretária Municipal do Meio Ambiente e Embrapa Arroz e Feijão. Realizou estágio em docência durante o período do mestrado na UEG câmpus Ipameri. Atuou como auxiliar administrativo no setor de Planejamento e controle Agroindustrial na Empresa Jalles Machado S/A,

Elvislaine Gomes Xavier, Universidade Estadual de Goiás

Formada em Ciências Biológicas, sendo bacharel e licenciatura, pelo Centro Universitário de Goiás - Uni Anhanguera. Cursou Pedagogia, pela Faespe - Fundação Antares de Ensino Superior, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Cursando Pós-Graduação em Educação e Diversidade, pela UEG - Universidade Estadual de Goiás. Atualmente é administradora organizacional e financeira do Hospital Santa Luzia em Goianésia Goiás.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2020-12-02

Como Citar

Silva, G. M., Xavier, E. G., Steckelberg, T. B., da Silva, A. G., & Xavier, E. G. (2020). PERSPECTIVA DE PERMANÊNCIA NO CAMPO - ESTUDO DOS JOVENS RURAIS DO ENSINO MÉDIO DE GOIANÉSIA/GOIÁS. Científic@ - Multidisciplinary Journal, 7(2), 1–12. https://doi.org/10.37951/2358-260X.2020v7i2.4995