FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO GLOBAL PARA A CIDADANIA EM QUATRO PAÍSES DA AMÉRICA LATINA: COLÔMBIA, CHILE, MÉXICO E PERU
DOI:
https://doi.org/10.29247/2358-260X.2019v6i1.p104-112Resumo
A Educação Global para a Cidadania (Global Citizenship Education - GCED) é uma das áreas estratégicas do Programa do Setor Educacional da UNESCO para o período 2014-2021. Deste modo, conferiu-se à educação a responsabilidade pela construção de um mundo pacífico e sustentável, onde os conhecimentos, habilidades, valores, atitudes e comportamentos que veicula, permitem aos indivíduos tomar decisões informadas e assumirem papéis ativos a nível local, nacional e mundial. O International Civic and Citizenship Education Study: 2016 (ICCS) permitiu conhecer os resultados do investimento em GCED, em 24 países, relativamente aos alunos, tomando como indicadores os seus níveis de conhecimento cívico, as suas perceções acerca desta temática, bem como os seus comportamentos e práticas cívicas. A presença da GCED nos contextos educativos, leva-nos também a refletir sobre o seu estatuto e caraterísticas intrínsecas pois a complexidade da sua abordagem, requer profissionais com capacidade de analisar problemáticas cuja resolução pressupõe um posicionamento face às práticas de referência, assim como a sua articulação com os pressupostos éticos e políticos em vigor. Por isso, a preocupação e a necessidade de formação de professores em GCED levou-nos também a questionar o modo como esta decorre, nos quatro países da América Latina- Colômbia, Chile, México e Peru – que integraram o International Civic and Citizenship Education Study: 2016.
Palavras-chave: Formação de Professores; Educação para a Cidadania; UNESCO; Educação Comparada; Colombia: Chile; Mexico; Peru.
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