FILTRAÇÃO LENTA DOMICILIAR COM MEIOS FILTRANTES RECICLADOS PROVENIENTES DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
DOI:
https://doi.org/10.29247/2358-260X.2019v6i1.p87-103Resumo
Um sistema de tratamento de água apto para utilização em comunidades isoladas é o filtro lento domiciliar. Este trabalho comparou a eficiência de um filtro lento domiciliar com meios filtrantes oriundos de resíduos da (FLD reciclado), com um filtro lento domiciliar convencional, avaliando características físico-químicas e microbiológicas da água filtrada, segundo critérios estabelecidos pela Portaria do Ministério da Saúde nº 5/2017 que consolidou a Portaria nº 2914/2011 sobre procedimentos de controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Os resultados sinalizam que o FLD reciclado pode atender todos os parâmetros analisados, destacando-se a turbidez e os coliformes totais. Sugere-se, portanto, a realização de estudos para determinação do tempo de maturação e da redução do tempo de repouso necessário para que a água filtrada esteja apta para o consumo, tendo em vista a promoção do FLD reciclado como alternativa atrativa em localidades com baixo adensamento populacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.