APRENDIZAGEM COLABORATIVA E RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29247/2358-260X.2019v6i1.p16-25

Resumo

O objetivo central deste trabalho é discutir a produção de Recursos Educacionais Abertos (REA) por parte dos educadores,  buscando relações com as aprendizagens colaborativas. Dito de outro modo, o trabalho insere-se  na reflexão em torno das oportunidades que a produção de artefatos educacionais proporciona para o estabelecimento de um cenário educativo colaborativo – O texto se pauta em estudos teóricos correlatos e apresenta dados de um projeto de pesquisa em fase de implantação, a ser desenvolvido em rede na Universidade do Estado da Bahia (UNEB - Brasil) e a Universidade da Madeira (UMA - Portugal) fruto de uma parceria entre a UNEB a UMA e a Universidade de Cádiz (UCA-Espanha). Nesta ocasião,  refletimos sobre as formas de produção e socialização do  conhecimento na contemporaneidade, as aprendizagens abertas e compartilhadas e a produção de artefatos sócio tecnológicos para e pela educação.

Biografia do Autor

José Paulo Brazão, Universidade da Madeira

José Paulo Gomes Brazão

Professor Auxiliar da Universidade da Madeira, na Faculdade de Ciências Sociais. Iniciou a sua atividade docente em 1985 como professor do 1º Ciclo do Ensino Básico. Foi professor de Educação Especial entre 1990 e 2000. Concluiu o mestrado em Psicologia Educacional (2000) no ISPA e o doutoramento em Educação - Ramo Inovação Pedagógica (2008) na Universidade da Madeira. É Membro do Centro de Investigação em Educação CIE-UMa. Publica na área da Inovação Pedagógica. Mantém interesse na investigação sobre: a modificação de paradigmas e quebras de invariantes culturais nos contextos escolares; Estudos etnográficos em educação e ainda sobre o uso da tecnologia e das ferramentas da Internet em diferentes contextos de aprendizagem. Tem orientado teses de mestrado e doutoramento bem como participado em provas de júri de mestrado e doutoramento nesta especialidade. É diretor do curso de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB.​​, desde 2010.

Antenor Rita Gomes, Universidade Estadual da Bahía

Possui Graduação em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (1996), Especilalização em Leitura e Produção Textual pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1998) Mestrado de Educação e Pesquisa pela Université du Quebec a Chicoutimi (2002), Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2004) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Cádiz - Espanha (2014). Atualmente é membro do Conselho Editorial da Revista científica de Educação e Cmunicação Hachetetepe (UCA- Cádiz, Espanha) e da revista temas em educação da UFPB;e Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação no ensino superior de graduação e pós-graduação além de cursos de atualização docente para professores em serviço. Atua principalmente nos seguintes temas: Cultura Visual, Leitura, Pesquisa em educação e formação de professores; Integra o quadro docente do do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade - MPED - UNEB Jacobina desde 2014.

Downloads

Publicado

2019-05-28

Como Citar

Brazão, J. P., & Gomes, A. R. (2019). APRENDIZAGEM COLABORATIVA E RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS. Científic@ - Multidisciplinary Journal, 6(1), 16–25. https://doi.org/10.29247/2358-260X.2019v6i1.p16-25