CONTROLE BIOLÓGICO: UM BREVE OLHAR NOS AVANÇOS AO LONGO DE 30 ANOS
DOI:
https://doi.org/10.29247/2358-260X.2018v5i3.p180-186Resumo
O controle biológico ainda é bastante discutível e questionado, principalmente por parte dos produtores que ainda não o enxergam como uma alternativa viável e barata ao controle de diversos tipos de doenças. O seu início no mercado brasileiro foi bastante contraditório, principalmente pela falsa premissa de que o controle biológico conseguiria de forma isolada controlar diversas doenças. Sabe-se hoje que o controle biológico, assim como qualquer outra forma de controle de doenças, deve ser associado a mais outro ou outros tipos de controle para que se obtenha sucesso, sobretudo, ao longo do tempo. O controle biológico vem despontando como uma excelente alternativa para controle de alguns tipos de doenças, principalmente associadas ao solo, como no caso de nematoides fitopatogênicos e fungos de solo. É facilmente vendida pela sua menor toxidez e eficácia semelhante em determinados casos ao controle químico. Atualmente diversos produtos de empresas idôneas conseguem entregar excelentes resultados, desde que seguidas as regras de utilização. Desta forma, este breve olhar nos avanços obtidos pelo controle biológico ao longo de 30 anos, objetiva sintetizar alguns conhecimentos e fazer uma reflexão sobre o estado da arte desse tipo de controle e os rumos que provavelmente serão tomados acerca da utilização de organismos vivos e antagônicos para o controle de doenças em organismos vegetais.
Palavras-chave: controle biológico; avanços tecnológicos; controle alternativo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.