QUALIDADE DA ÁGUA E POTENCIAL DE ASSOREAMENTO EM REPRESAS COM INFLUÊNCIA DE DIFERENTES USOS DO SOLO

Autores

  • Amanda Gimenes Guimarães Engenheira Ambiental pela Universidade de Rio Verde- UniRV, Rio Verde-Goiás
  • Fernando Santiago do Prado Mestrando em Geografia na Universidade Federal de Goiás-UFG, Campus Jataí.
  • Gilmar Oliveira Santos Prof. Adjunto da Faculdade de Engenharia Ambiental, Universidade de Rio Verde - UniRV, Rio Verde - GO.
  • Raisa Gomes Diniz Universidade de Rio Verde
  • Indiamara Marasca Prof.ª Dra. Faculdade de Agronomia, Universidade de Rio Verde - UniRV, Rio Verde - GO.
  • Carlos Henrique Maia Engenheiro Ambiental pela Universidade Católica de Goiás.

DOI:

https://doi.org/10.29247/2358-260X.2018v5i3.p125-139

Resumo

O mau uso do solo, a ocupação inadequada próxima aos mananciais e a ausência de Área de Preservação Permanente (APP), influencia diretamente a qualidade e a quantidade de água em uma bacia hidrográfica. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade físico-química da água e o potencial de assoreamento, por diferentes influências de usos do solo no município de Rio Verde, Goiás. Foram realizadas seis coletas de água em cada represa, sendo três no período chuvoso e três no período de estiagem, as amostras foram coletadas a jusante e a montante das represas. Os parâmetros avaliados foram pH, condutividade elétrica (Ce), dureza total (DT), alcalinidade (A), turbidez (TB) e sólidos totais (ST). No período chuvoso, os parâmetros analisados obtiveram concentrações maiores que no período de estiagem devido ao carreamento de partículas sólidas para o curso d'água, que contribuiu para a diminuição da qualidade e da quantidade da água. Houve maior degradação da qualidade físico-química na bacia 4, com uso e ocupação de solo urbanização/solo exposto, devido ao lançamento clandestino de esgoto, além de ser a bacia que possui o maior potencial de assoreamento, aproximadamente em 22 anos esta represa estará totalmente assoreada. 

Biografia do Autor

Gilmar Oliveira Santos, Prof. Adjunto da Faculdade de Engenharia Ambiental, Universidade de Rio Verde - UniRV, Rio Verde - GO.

Professor Doutor na Universidade de Rio Verde (UniRV)  

Downloads

Publicado

2018-11-12

Como Citar

Guimarães, A. G., Prado, F. S. do, Santos, G. O., Diniz, R. G., Marasca, I., & Maia, C. H. (2018). QUALIDADE DA ÁGUA E POTENCIAL DE ASSOREAMENTO EM REPRESAS COM INFLUÊNCIA DE DIFERENTES USOS DO SOLO. Científic@ - Multidisciplinary Journal, 5(3), 125–139. https://doi.org/10.29247/2358-260X.2018v5i3.p125-139