DESEMPENHOS AGRONÔMICO E ECONÔMICO DE DIFERENTES CULTIVARES DE SOJA

DESEMPENHOS AGRONÔMICO E ECONÔMICO DE DIFERENTES CULTIVARES DE SOJA

Autores

  • Rafael da Silva Cabral, Eng. Agro Engenheiro agrônomo/UniRV
  • Ricardo Francischini, Dr UniRV/Professor
  • Stella Vannucci Lemos, Doutoranda Doutoranda em Administração na FEA-RP/USP.
  • Indiamara Marasca UniRV/Professora https://orcid.org/0000-0003-0146-2875

DOI:

https://doi.org/10.29247/2358-260X.2018v5i3.p4-14

Resumo

A soja Glycine Max (L) Merr, pertencente à família Fabaceae é uma espécie leguminosa de alto valor socioeconômico com vários produtos e subprodutos utilizados na fabricação de alimentos e rações. O estudo teve como objetivo realizar análises de viabilidade técnica e econômica na cultura da soja, na região central do Brasil, em duas épocas de plantio, utilizando quatro variedades de sementes, duas com a tecnologia Roundup Ready® (RR)e duas com a tecnologia INTACTA RR2 PRO™. O experimento foi conduzido no Centro de Pesquisa Agrícola – CPA, município de Rio Verde, GO. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados. Foram avaliadas populações inicial e final para levantamento de perdas e produtividade estimadas de cada cultivar, altura de planta, inserção de primeira vagem, peso de massa de mil grãos e produtividade. As cultivares de soja semeadas foram M 7110 IPRO, M 7739 IPRO, TMG 7262 RR e SYN 1163 RR. Para análise estatística foi realizado o teste F e conforme a significância procedeu-se ao teste de Tukey a 5%.Nas variedades testadas todas ocorreram uma diferença estatística de altura de planta nas duas épocas de semeadura, exceto a variedade M 7739 IPRO. Na altura de inserção de primeira vagem, todas as cultivares apresentaram uma proximidade entre as duas épocas de semeadura. No peso de massa de mil grãos, a cultivar M 7739 IPRO não diferiu seu peso independente das épocas de semeadura, as demais, já na segunda época, seu peso foi inferior quando comparado a primeira época. A produtividade não apresentou diferença significativa entre todas as quatro cultivares testadas nas duas épocas de semeadura. Ao ser contabilizadas todas as perdas e convertido estas ao custo inicial de sementes utilizadas para semeadura gera uma receita que apresenta perdas que resultam em menor produtividade deixando de produzir uma receita adicional que pode ser utilizada dentro da própria empresa agrícola.

Biografia do Autor

Indiamara Marasca, UniRV/Professora

Possui graduação em curso superior de Tecnologia em Produção de Grãos pelo Instuto Federal Goiano, Campus Rio Verde - GO (2007) e em Agronomia pela Faculdade Integradas de Bauru - FIB (2014), mestrado em Agronomia-Energia na Agricultura pela Faculdade de Ciências Agronômicas (2010) e doutorado em Energia na Agricultura pela UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO" Campus Botucatu (2014). Atualmente é professora da Faculdade de Agronomia e do Programa de Pós-graduação em Produção Vegetal da Universidade de Rio Verde (UniRV), atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura de precisão, propriedades físicas do solo e preparo do solo.

Downloads

Publicado

2018-11-09

Como Citar

Cabral, R. da S., Francischini, R., Lemos, S. V., & Marasca, I. (2018). DESEMPENHOS AGRONÔMICO E ECONÔMICO DE DIFERENTES CULTIVARES DE SOJA: DESEMPENHOS AGRONÔMICO E ECONÔMICO DE DIFERENTES CULTIVARES DE SOJA. Científic@ - Multidisciplinary Journal, 5(3), 4–14. https://doi.org/10.29247/2358-260X.2018v5i3.p4-14