INTEGRATED CROP-LIVESTOCK-FOREST SYSTEM FOR SHEEPS AND GOATS

SISTEMA INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA-FLORESTA PARA OVINOS E CAPRINOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29247/2358-260X.2018v5i3.p88-96

Resumo

A Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) é um manejo do solo que se conduzido com os princípios técnicos e agronômicos recomendados, permite a maximização da produtividade alavancada pela sustentabilidade. Os atributos químicos, físicos e biológicos do solo devem ser avaliados, tomando por base as necessidades de manejo e de conservação do solo e da água, além das exigências das culturas, componentes mais exigentes da ILPF. O objetivo deste trabalho foi avaliar a resistência à penetração do solo em uma área de pastagem e outra com sistema convencional. Para isto utilizou-se o equipamento penetroLOG modelo Falker. O experimento foi conduzido em uma das pastagens pertencentes a UniRV sobre pastejo dos caprinos. Nesta área foi implantado os sistemas de recuperação de pastagens degradadas com Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). As leucena foi alinhada com 3 metros entre plantas, 20 metros entre linhas. A leucena (Leucaena leucocephala.), planta nativa da América Central, é uma leguminosa perene, palatável com grande utilidade na alimentação de suínos, bovinos e caprinos, e de resistência à seca. A compactação do solo pelo pisoteio dos caprinos em solo de uma área de pastagem com uma área convencional na ILPF apresentaram níveis de compactação semelhante, sendo prejudicial ao desenvolvimento de pastagem e arbóreas.

Biografia do Autor

Diogo Kreitlow Zaltron, Graduando em Agronomia

Possui graduação em Agronegócio pela Faculdade de Balsas(2015). Graduando em agronomia e bolsista de iniciação científica pela UniRV.

Indiamara Marasca, Dra, UniRV/Professora

Possui graduação em curso superior de Tecnologia em Produção de Grãos pelo Instuto Federal Goiano, Campus Rio Verde - GO (2007) e em Agronomia pela Faculdade Integradas de Bauru - FIB (2014), mestrado em Agronomia-Energia na Agricultura pela Faculdade de Ciências Agronômicas (2010) e doutorado em Energia na Agricultura pela UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO" Campus Botucatu (2014). Atualmente é professora da Faculdade de Agronomia e do Programa de Pós-graduação em Produção Vegetal da Universidade de Rio Verde (UniRV), atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura de precisão, propriedades físicas do solo e preparo do solo

Gilmar Oliveira Santos, Dr, UniRV/Professor

Graduado em Engenheira Ambiental pela Fundação Educacional de Fernandópolis (2009), Mestre em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Campus Ilha Solteira (2012) e Doutor em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Campus Jaboticabal. Atualmente é professor Adjunto Nível I da Universidade de Rio Verde (UniRV). As principais atividades desenvolvidas são voltadas para a agroclimatologia, irrigação e ao planejamento hidro-agrícola e ambiental de bacias hidrográficas com ênfase no reaproveitamento de efluente de esgoto tratado para fins de (ferti) irrigação, manejo da irrigação e qualidade da água. Um dos trabalhos de repercussão nacional foi o software Sistema para Manejo da Agricultura Irrigada - SMAI (Versão 1.0 e 2.0) o qual pode ser obtido através http://clima.feis.unesp.br/smai.

Raisa Gomes Diniz, UniRV/Mestranda

Engenheira Ambiental pela Faculdade de Engenharia Ambiental (FEA)- UniRv (2016). Mestranda em Produção Vegetal

Stella Vanucci Lemos, Msc, Doutoranda em Administração na FEA-RP/USP.

Formada em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011) e mestre pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014), na área de Energia na Agricultura. Tem experiência nas áreas de administração, engenharia agronômica e florestal. Lecionou disciplinas de Economia, Administração Rural, Empreendedorismo, Gestão do Agronegócio, Gestão de Empresas, Comercialização e Liderança. Atualmente é doutoranda na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP), na área de Administração das Organizações.

Antônio Jussiê da Silva Solino, Dr, Universidade de Rio Verde - UNIRV

Professora na área de Produção Animal no Instituto Federal Goiano e coordenadora do Projeto Institucional de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta da mesma instituição. Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás, Mestrado em Ciências Animais pela Universidade de Brasília e Doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Goiás. Atua nos seguintes temas: Forragicultura e pastagens, Integração lavoura-pecuária e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. Possui Doutorado Sanduíche no INRA (Institut National de la Recherche Agronomique) na França trabalhando com modelagem do crescimento de braquiária com o modelo de cultura STICS. Na ocasião do Doutorado Sanduíche (out/2014-mar/2015) foi bolsista da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior)

Downloads

Publicado

2018-11-09

Como Citar

Zaltron, D. K., Marasca, I., Santos, G. O., Diniz, R. G., Lemos, S. V., & Solino, A. J. da S. (2018). INTEGRATED CROP-LIVESTOCK-FOREST SYSTEM FOR SHEEPS AND GOATS: SISTEMA INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA-FLORESTA PARA OVINOS E CAPRINOS. Científic@ - Multidisciplinary Journal, 5(3), 88–96. https://doi.org/10.29247/2358-260X.2018v5i3.p88-96