Auditoria De Enfermagem: Fragilidades E Potencialidades Para Melhoria Da Qualidade Da Assistência Em Saúde

FRAGILIDADES E POTENCIALIDADES PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA EM SAÚDE

Autores

  • Luciane Ferreira do Val Unaerp Campus Guarujá https://orcid.org/0000-0001-8171-1549
  • Patrícia Spada de Campos Almeida Universidade Santa Cecília
  • Gláucia Plaça Silva Universidade Santa Cecilia

DOI:

https://doi.org/10.29247/2358-260X.2018v5i3.p15-25

Resumo

A implantação da auditoria em enfermagem nas instituições de saúde contribui para melhoria da qualidade da assistência. No presente estudo, foi realizada uma revisão integrativa da literatura com o objetivo de analisar as fragilidades e potencialidades da auditoria em enfermagem. A busca de artigos foi realizada na base de dados SciELO, LILACS e BDENF. Foram incluidos artigos científicos completos e disponíveis na íntegra de periódicos nacionais e internacionais, no idioma português e espanhol, relacionados com o tema do estudo e que tivessem sido publicados entre 2013 a 2017. Resultaram 11 artigos que foram distribuídos em duas categorias: Fragilidades da Auditoria em Enfermagem e Potencialidades da Auditoria em Enfermagem. As anotações de enfermagem incompletas ou ausentes foram às fragilidades mais apontadas nos artigos e demonstrou o quanto a não realização prejudica o paciente, a própria equipe e a instituição. Como potencialidade está à auditoria em enfermagem como instrumento de gerenciamento para melhoria contínua da qualidade da assistência da enfermagem prestada.

Biografia do Autor

Luciane Ferreira do Val, Unaerp Campus Guarujá

Pós-Doutoranda pela Escola de Enfermagem da USP (EEUSP), Doutora em Ciências pela EEUSP. Mestre em Enfermagem pela EEUSP. Graduada em Enfermagem pela EEUSP. Licenciada em Enfermagem pela Faculdade de Educação da USP (FEUSP/EE-USP); Especialista em: Enfermagem do Trabalho (FIJ); Enfermagem Clínica e Cirúrgica (Faculdade Hospital Israelita Albert Einstein (FAE) e em Administração Hospitalar pela (UNAERP). Integra o Diretório de pesquisa do CNPq no grupo "Vulnerabilidade, Adesão e Necessidades em Saúde Coletiva".

Patrícia Spada de Campos Almeida, Universidade Santa Cecília

Especialista em Enfermagem do trabalho. Enfermeira Auditoria no Plano de Saúde Ana Costa. Especialista em Auditoria em Serviços de Saúde pela Universidade Santa Cecília (Unisanta).

Gláucia Plaça Silva, Universidade Santa Cecilia

Mestre em Saúde. Docente do Curso de Pós Graduação em Auditoria em Serviço de Saúde da Universidade Santa Cecilia (UNISANTA).

Downloads

Publicado

2018-11-09

Como Citar

Val, L. F. do, Almeida, P. S. de C., & Silva, G. P. (2018). Auditoria De Enfermagem: Fragilidades E Potencialidades Para Melhoria Da Qualidade Da Assistência Em Saúde: FRAGILIDADES E POTENCIALIDADES PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA EM SAÚDE. Científic@ - Multidisciplinary Journal, 5(3), 15–25. https://doi.org/10.29247/2358-260X.2018v5i3.p15-25