PHYSICAL-CHEMICAL, MICROBIOLOGICAL AND SENSORY PROPERTIES OF FRUCTOOLIGOSACCHARIDES ENRICHED YOGURT

Autores

  • Dalila Rayane de Lima Pádua Universidade Federal de Goiás
  • Valéria Ribeiro Maitan Pontifical Catholic University of Goiás
  • Márcio Ramatiz Lima Santos Instituto Federal Goiano - Campus Ceres

DOI:

https://doi.org/10.29247/2358-260X.2018v5i3.p97-103

Resumo

Alimentos funcionais apresentam muitos benefícios à saúde além dos seus valores nutricionais inerentes à sua composição química. Eles podem desempenhar um papel importante na redução do risco de doenças crônico-degenerativas como o câncer, diabetes e outras. Os prebióticos são fibras não digestíveis pelo corpo humano, que aumentam a flora bacteriana intestinal. Entre estes prebióticos estão os frutooligassacarídeos (FOS). Este trabalho visa avaliar as propriedades físico-químicas, microbiológicas e sensoriais de iogurte enriquecido com FOS. Análises sensoriais froam realizadas com 50 provadores não treinados usando uma escala hedônica estruturada de nove pontos para verificar a aceitação e a intenção de compra. Análises microbiológicas (coliformes termo-tolerantes e Samonela sp/25g) e físico-químicas (pH, acidez total titulável expressa como %, de ácido láctico e sólidos solúveis totais expressos em ºBrix) foram realizadas em triplicata. Os resultados foram submetidos a ANOVA e ao teste de Tukey ao nível de 5% de significância para verificar a interação entre as médias. A aceitação global foi de 7,9, indicando que o produto estava de acordo com o parâmetro “Gostei muitíssimo”. A resposta para a intenção de compra mostrou que 34% dos provadores declararam que eles comprariam o iogurte se eles pudessem. As análises microbiológicas para coliformes termo-tolerantes e salmonela sp/25 g foram negativas. Os resultados das análises físico-químicas estavam de acordo com outros produtos similares, com média de pH de 4,4, acidez total titulável de 0,82 g de ácido lático/100 mL e 22°Brix e em acordo com o preconizado pela legislação brasileira.

Biografia do Autor

Dalila Rayane de Lima Pádua, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em ENGENHARIA DE ALIMENTOS pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2010).Mestranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos (UFG)

Valéria Ribeiro Maitan, Pontifical Catholic University of Goiás

Possui graduação em Bacharelado Em Biologia pela Universidade Federal de Viçosa (1987) e mestrado em Biologia pela Universidade Federal de Goiás (1998). Atualmente é professor assistente da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Foi coordenadora do curso de Engenharia de Alimentos no período de Agosto de 2012 a Dezembro de 2013. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em microbiologia de alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação microbiológica de alimentos, actinobacterias, controle de qualidade, enterobactérias endofíticas de vegetais comestíves, além de microrganismos solubilizadores de fosfato para aplicação na agricultura.

Márcio Ramatiz Lima Santos, Instituto Federal Goiano - Campus Ceres

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Energia Nuclear na Agricultura (Esalq) pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é professor Titular do Instituto Federal Goiano Câmpus Ceres. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Ciência e Tecnologia de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: alimentos funcionais, análise sensorial, antioxidantes, aproveitamento de resíduos e amido resistente.

Downloads

Publicado

2018-11-10

Como Citar

Pádua, D. R. de L., Maitan, V. R., & Santos, M. R. L. (2018). PHYSICAL-CHEMICAL, MICROBIOLOGICAL AND SENSORY PROPERTIES OF FRUCTOOLIGOSACCHARIDES ENRICHED YOGURT. Científic@ - Multidisciplinary Journal, 5(3), 97–103. https://doi.org/10.29247/2358-260X.2018v5i3.p97-103