Da Natureza Cogente Da Afetividade: Legitimação Filosófica Do Amor Para Efeito De Norma-Princípio

Autores

  • Norton Maldonado Dias Centro Euripides de Soares da Rocha - UNIVEM
  • Tania Maria Dalto Centro Eurípides de Soares da Rocha - UNIVEM

DOI:

https://doi.org/10.29247/2358-260X.2018v5i2.p63-76

Resumo

O trabalho procurou expor a concepção da afetividade dentro de um novo modelo da entidade familiar que vêm ganhando significativos contornos com a doutrina e com a jurisprudência pátria afim em discutir a natureza da afetividade como uma norma princípio com todas as suas qualidades vinculativas e obrigatórias. A problemática consistiu na redução do amor à mera espontaneidade, em suma, inviabilizando deveres e imposições sentimentais para com o outro, porém o aprofundamento filosófico trabalhou com a hipótese de uma afetividade voluntária e que pode ser onerada com efeito vinculativo devido à natureza de norma jurídica (Princípio da Afetividade). Assim, a proposta buscou resgatar as noções filosóficas platônica, aristotélica e cristã como forma de realçar a possibilidade de um amor consciente e voluntário para fins da responsabilização jurídica.

Biografia do Autor

Norton Maldonado Dias, Centro Euripides de Soares da Rocha - UNIVEM

Professor da Faculdade de Direito de Sinop (2016), titular das disciplina de Direito Constitucional I e II e TGDC - Teoria Geral do Direito Civil. Professor do curso preparatório para exame da OAB: "Resolve Direito" inserido como disciplina e na extensão na mesma instituição. Mestre em Direito (2016). Especializações em Direito pela UEL - Universidade Estadual de Londrina (2009). Graduação em Direito (2009), Centro Euripides de Soares da Rocha - UNIVEM. Atuação na pesquisa com cadastro no  grupo indexado do CNPQ: Gramatica dos Direitos Fundamentais e membro do COMPEDI - Congresso Nacional de Pós-graduação em Direito.

Tania Maria Dalto, Centro Eurípides de Soares da Rocha - UNIVEM

 Especialista pela Pontifice Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Graduada em CienciaS Jurídicas pelo Centro Euripides de Soares da Rocha - UNIVEM. Advogada atuante nas áreas Trabalhista e Família. Assistência Jurídica na prestação de servicos e na elaboração de peças processuais para escritorio de Advocacia (MKR Advogados). Curso Técnico na área da sáude. Atuação na pesquisa como membro do grupo de pesquisa indexado do CNPQ.

Downloads

Publicado

2018-05-14

Como Citar

Dias, N. M., & Dalto, T. M. (2018). Da Natureza Cogente Da Afetividade: Legitimação Filosófica Do Amor Para Efeito De Norma-Princípio. Científic@ - Multidisciplinary Journal, 5(2), 63–76. https://doi.org/10.29247/2358-260X.2018v5i2.p63-76