Anjos Marcados: Um estudo da microcefalia no campo da medicina e das ciências jurídicas no Brasil.

Autores

  • Frank Aguiar Rodrigues Centro Universitário Eurípedes de Marília (UNIVEM – Marília/SP)

DOI:

https://doi.org/10.29247/2358-260X.2018v5i2.p14-28

Resumo

O presente artigo aborda o tema ANJOS MARCADOS: Um estudo da microcefalia no campo da medicina e das ciências jurídicas no Brasil. O objetivo desse trabalho foi analisar os avanços e entraves sobre questões envolvendo crianças diagnosticadas com microcefalia. Para compreender o surto epidemiológico de microcefalia no país foi relevante realizar uma contextualização histórica dos casos dessa doença antes e após 2015. No segundo momento apresentam-se os direitos fundamentais das pessoas com deficiência, em particular a crianças com microcefalia causada pelo Zika vírus. Outro ponto que expôs nesse trabalho foi o uso de derivados da maconha para tratamento de saúde, seja o tratamento realizado de forma clandestina ou aquele que foi autorizado pela justiça. A metodologia utilizada nessa pesquisa é baseada na revisão bibliográfica. Adentrando ao campo da medicina e ao campo jurídico.

 

Biografia do Autor

Frank Aguiar Rodrigues, Centro Universitário Eurípedes de Marília (UNIVEM – Marília/SP)

Mestrando em Teoria do Direito e do Estado pelo Centro Universitário Eurípedes de Marília (UNIVEM – Marília/SP); Especialista em Direito Processual do Trabalho pela UNIDERP; Bacharel em Direito e Docente na Faculdade Vale do Itapecuru (CAXIAS-MA); Advogado. Email: frankaguiarrodrigues@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2018-05-14

Como Citar

Rodrigues, F. A. (2018). Anjos Marcados: Um estudo da microcefalia no campo da medicina e das ciências jurídicas no Brasil. Científic@ - Multidisciplinary Journal, 5(2), 14–28. https://doi.org/10.29247/2358-260X.2018v5i2.p14-28