GÊNERO E INTERFACES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM OLHAR PARA IMPORTÂNCIA DO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA

Autores

  • Suellen Peixoto de Rezende Universidade Federal de Goiás- UFG

DOI:

https://doi.org/10.29247/2358-260X.2018v5i1.p20-31

Resumo

Resumo: Refletindo acerca da Educação e História na perspectiva analítica de Gênero, este trabalho visa problematizar as relações entre Educação e Gênero, pautando –se em um olhar dialógico e equitativo da Educação. A fim de entendermos as relações de poder intrínsecas à construção histórica, notamos silenciamentos das mulheres nos Livros de História do Ensino Básico, vistas como notas de rodapé e anexos. Assim, presumindo que há uma ausência da história das mulheres na historiografia do livro didático de história, este trabalho se propõe a discutir não apenas as invisibilizações das mulheres nos livros de História, mas também, refletir acerca da Educação e Gênero, debatendo a representatividade das mulheres no livro didático e a historicização  das relações de gênero, a fim de um construto historiográfico igualitário, entendendo o papel da educação, frente aos  desafios na quebra de paradigmas excludentes.  

Palavras-Chave: Educação, Gênero, Livro didático de História.

 

Biografia do Autor

Suellen Peixoto de Rezende, Universidade Federal de Goiás- UFG

Mestranda em História pela UFG. Especialização em História Cultural pela UFG. Aperfeiçoamento em História Indígena pela UFSJ. Graduação em História. Atualmente é professora no Colégio de Aplicação Alfredo Nasser no Ensino Fundamental II e Médio. Tem experiências na área de História, Geopolítica, Sociologia e Filosofia, com ênfase em História Cultural. Graduação em andamento em Pedagogia- UNIFAN.Pesquisadora no Grupo de Extensão e Pesquisa em Estudos de Gênero - UFG

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Publicado

2018-02-26

Como Citar

de Rezende, S. P. (2018). GÊNERO E INTERFACES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM OLHAR PARA IMPORTÂNCIA DO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA. Científic@ - Multidisciplinary Journal, 5(1), 20–31. https://doi.org/10.29247/2358-260X.2018v5i1.p20-31

Edição

Seção

Dossiê Temático: Saúde e Sociedade: diálogos interdisciplinares