Seed Size And Physiological Quality Of Three Cultivars Of Cotton
DOI:
https://doi.org/10.29247/2358-260X.2018v5i2.p127-131Resumo
O algodão é uma das mais importantes culturas, tanto no contexto nacional, quanto internacional. Sendo que sua fibra constitui uma importante matéria prima para a indústria têxtil. O processo de melhoramento de sementes de algodão, favoreceu cultivares com sementes menores. O objetivo deste trabalho foi avaliar sementes de três cultivares de algodão de diferentes tamanhos através de testes de vigor. O trabalho foi desenvolvido no laboratório de sementes e processamento pós-colheita de produtos agrícolas do Instituto Federal Goiano – Campus Rio Verde. Sementes de algodão de 3 cultivares foram utilizadas (FiberMax 913 GLT, FiberMax 910 e DeltaPine 1648 B2RF), obtidas na safra de 2014 da cidade de Primavera do Leste – Mato Grosso. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com oito repetições de 50 sementes. Foram conduzidos testes de teor de água e peso de cem sementes, teste de germinação e índice de velocidade de germinação, teste de emergência e índice de velocidade de emergência, condutividade elétrica e envelhecimento acelerado. As dimensões do tamanho das sementes (comprimento, largura e espessura) foram determinadas com o auxílio de um paquímetro digital, e o peso das sementes, com uma balança de precisão de resolução 0,001g. Os dados foram submetidos a análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Não houve relação clara entre o tamanho da semente e sua qualidade fisiológica nas cultivares avaliadas, fazendo-se necessários mais estudos que comprovem este tipo de associação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.