A FUNÇÃO SOCIAL DA EMPRESA: ATUALIDADES E PERSPECTIVAS

  • Ana Paula Ferreira de Moraes Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Helena Beatriz de Moura Belle

Resumo

ResumoNo presente artigo, tem-se por objetivo apresentar e discutir a função social da empresa em vários aspectos, relacionados aos institutos jurídicos, no contexto de sua inserção. Em primeiro momento, analisaram a contextualização e a materialização da função social da empresa no ordenamento jurídico. Na sequência, apontaram-se os elementos da aplicabilidade da função social nas organizações empresárias e seus impactos sociais e econômicos. Discutiu-se também a aplicação justa desses princípios, na intenção de erradicar a pobreza e diminuir as desigualdades sociais. Verificou-se que muitas são as fragilidades e expectativas quanto à correta atuação da empresa/empresário. O estudo se desenvolveu por meio de pesquisa bibliográfica, cuja técnica se embasou em análises de obras e artigos científicos de especialistas no assunto. A pesquisa permitiu inferir que ainda é frágil a aplicação dos princípios da função social da empresa, além de incipiente as ações que possibilitem o alcance dos objetivos e práticas que impulsionem a atuação justa do empreendedor e cumprimento de sua função social. Infelizmente!

Biografia do Autor

Ana Paula Ferreira de Moraes, Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Graduanda em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, atuante no programa de Monitoria pela PUC Goiás, pesquisadora no Programa de Iniciação Científica da PUC Goiás.
Helena Beatriz de Moura Belle
Pós-doutora em Ciências Jurídicas, graduada em Direito e em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, especialista em Direito Empresarial, em Direito Educacional, em Análise e Auditoria Contábil, mestre em Gestão de Negócios, doutora em educação com ênfase em políticas e gestão empresarial; coordenadora de cursos.
Publicado
2015-12-05