MODELO CONCEITUAL DE OTIMIZAÇÃO DE ATENDIMENTO EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE COM USO DE APLICATIVO MOBILE

Autores

  • Alda Lúcia Nunes Solá UniEVANGÉLICA - Centro Universitário
  • Paulo Roberto Vieira de Almeida Pesquisador da Universidade de Brasília e UniEVANGÉLICA

DOI:

https://doi.org/10.37951/2358-9868.2020v6i2.p1-12

Palavras-chave:

Modelagem. UBS. Saúde. Atendimento

Resumo

O objetivo desse artigo foi desenvolver um modelo conceitual de otimização de atendimentos para unidades básicas de saúde - UBS que considera no planejamento da otimização o uso de aplicativo mobile para fornecer informações de qualidade para os pacientes. A UBS atende pacientes caracterizados como ambulatoriais, ou seja, de caráter não urgente que são agendados e atendidos conforme a demanda; fornece serviços de vacinação, curativos, pequenas suturas, atendimentos médicos e de enfermagem, administração de alguns medicamentos básicos e em algumas unidades distribuição de medicamentos. A metodologia utilizada para desenvolver o modelo foi a System Dynamics, para identificar o perfil dos pacientes da UBS piloto foi aplicado um questionário, e o aplicativo foi desenvolvido baseado nesse perfil e publicado na Playstore e no formado de aplicativo web. Foi identificado que o público predominante da UBS são pessoas maiores de 50 anos, e principalmente do sexo feminino. A avaliação do aplicativo pelos usuários foi satisfatória e apresentou resultados positivos que corroboraram para o apresentado no modelo conceitual.

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Publicado

2020-12-17