CADEIAS CURTAS E INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL! UM ENSAIO CONCEITUAL

Autores

  • Jamir Rauta UFRGS
  • Jean Philippe Palma Revillion UFRGS
  • César Augustus Winck UNIARP

DOI:

https://doi.org/10.37951/2447-8520.2022v8i1.p79-94

Palavras-chave:

Inovação, Competitividade, Informação, Integração, Alimentos

Resumo

As cadeias curtas é uma alternativa para aproximar o consumo de alimentos de sua produção, valorizando a proximidade, o bem social e ambiental de modo a aumentar equitativamente o ganho para todos os atores, configurando-se como inovação organizacional. Esta por sua vez, é um meio de melhorar as práticas de negócios, organizando o local de trabalho e suas relações externas. Edificado através de um ensaio teórico, dispondo-se como trabalho bibliográfico qualitativo, o estudo apurou que cadeias curtas e inovação organizacional possuem características em comum, especialmente o comportamento dos atores envolvidos, troca de informações e integração. Porém, cadeias curtas necessitam passar por processos de inovação, de maneira a se perpetuar, firmando-se como uma evolução sustentável e rentável. Para isso, como condição estratégica, sugere-se que as cadeias curtas sejam miradas por uma visão de negócios, e absorvam a implantação de técnicas e abordagens administrativas. E para inovação organizacional, que seu conceito seja melhor compreendido e aplicado.

Biografia do Autor

Jean Philippe Palma Revillion, UFRGS

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professor associado do departamento de tecnologia de alimentos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (CEPAN/UFRGS). Atua como docente e pesquisador na área de Tecnologia de Alimentos (laticínios) e Agronegócios com ênfase em gestão da inovação, certificação e qualificação de produtos agroindustriais e análise da competitividade setorial.

César Augustus Winck, UNIARP

É Doutor em Agronegócios (2012) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Ciências Veterinárias (2007) e Médico Veterinário (1998) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bacharel em Administração (2016) e Especialista em Tecnologia e Educação a Distância (2013) pela Universidade do Contestado (UnC), também é Especialista em Gestão Agroindustrial (2002) e em Produção de Ruminantes (2006) pela Universidade Federal de Lavras - MG (UFLA). Professor e pesquisador da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), onde atua como professor e vice-coordenador do Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento e Sociedade. Professor visitante na Universidade Nacional de Misiones (Argentina), onde orienta dissertações e teses do programa de Mestrado e Doutorado em Administração. Diretor executivo da SEI - Soluções Educacionais Inovadoras, empresa que presta assessoria e consultoria a Instituições de Ensino Superior. É Consultor Ad hoc do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC) e do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE-SC). Presta assessoria/consultoria aos setores público e privado, além de ministrar cursos, palestras e disciplinas em instituições de ensino e pesquisa, principalmente nas áreas de Agronegócios, Gestão Rural/Agroindustrial e Gestão da Educação Superior. Sua pesquisa, produção técnica e tecnológica estão focadas na Gestão do Agronegócio, Mercados Sustentáveis, Desenvolvimento Territorial e Gestão de Instituições de Ensino Superior

Downloads

Publicado

2022-12-28