O MUNICÍPIO DE PIRENÓPOLIS E A RPPN VAGAFOGO: ASPECTOS ECONÔMICOS

Autores

  • Joana D’arc Bardella Castro Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA

Resumo

O presente trabalho trata do ajuizamento econômico da Reserva ecológica Vagafogo, primeira reserva particular do patrimônio natural - RPPN do estado de Goiás. Apresentam-se inicialmente a cidade de Pirenópolis, município onde se localiza a reserva, sua economia e sua relação com o turismo. A metodologia utilizada foi a pesquisa quantitativa. O método escolhido o  hipotético dedutivo, com auxílio da pesquisa documental e o  estudo de caso. É objetivo desse trabalho é apresentar a RPPN Vaga Fogo e sua contribuição para o turismo sustentável de Pirenópolis. Constatou-se que além da preservação ambiental  local é um grande potencial de gerador de  renda com crescimento aproximado de seis por cento ao ano.

Referências

APL. Arranjo Produtivo Local do Quartzito em Pirenópolis. Coordenação Walmir Pereira Telles – SENAI/GO em Colaboração com o SEBRAE/GO e outras entidades. Goiânia, 2006.
BRASIL. Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000. Institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – SNUC- estabelece critérios e normas para a criação, implantação e gestão das unidades de conservação.
Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 19 jul. 2000.
CASTRO, Mario César Gomes de, Pirenópolis: Análise das opções para o desenvolvimento local in Economia Goiana: Cidades. Vol I. UEG, Anápolis, 2008.
EMBRAPA. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Embrapa Solos, Cerrado e Meio Ambiente, Recursos Genéticos e Recursos Naturais.(1999) http://www.embrapa.br acesso em 18/04/2011.
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. http://www.ibge.gov.br acesso em 15/02/2011.
JAYME, Jarbas. Esboço Histórico de Pirenópolis -1. ed póstuma. Estado de Goiás, 1971.
LIMA, Elder Rocha, Guia sentimental da cidade de Pirenópolis. Brasília- DF: Superintendência do IPHAN em Goiás, 2010.
OLIVEIRA, Adriana Vaz de. Uma Ponte para o mundo goiano do século XIX: Um estudo da casa meia pontense. Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira, Goiânia- GO 2001.
PLANO, de Manejo. Santuário de Vida Silvestre Vagafogo. Coordenadores Maria Tereza Jorge Pádua, Cilulia Mauri et.al, Bra-sília, 1989.
PMP, Prefeitura Municipal de Pirenópois. Dados Gerais sobre Pirenópolis, 2010
ROCHA, João da, Entrevistas realizadas em sua casa em Pirenópolis - GO e por telefone, Temas: Memórias de Pirenópolis: Fol-clore e tradições ; Economia: Turismo e as Pedreiras. Período de dezembro de 2010 a junho de 2011.
SANCHES, Keila Lima.Viabilidade Econômica do uso e da Agregação de Valor no Manejo de RPPNS: Um estudo de Caso na Fazenda Vagafogo. Dissertação de mestrado em Ciências Florestais, Departamento de Engenharia Florestal, Universidade de Brasília, UNB, Brasília-DF,2009.

Downloads

Publicado

2013-03-13