PRODUÇÃO INTEGRADA DE FRANGO DE CORTE: UMA ANALISE DESCRITIVA DO MODELO DE GESTÃO ADOTADO POR PRODUTORES DA MICRORREGIÃO DE ANÁPOLIS-GO.

Autores

  • Ieso Costa Marques UniEVANGÉLICA
  • Sandra Santos Faria
  • Eliene Moreira Sá de Souza

Resumo

A avicultura nacional é um dos segmentos do agronegócio que nas últimas décadas têm apresentado grandes resultados no que se refere a volumes de produção, exportação e lucratividade. Como responsáveis pela repercussão da avicultura no cenário nacional e internacional, destaca-se a adoção de pacotes tecnológicos, a disponibilidade de crédito aos pequenos produtores e a coordenação de toda a cadeia avícola, em especial a do frango de corte. Esta estruturação estratégica da cadeia é denominada de integração vertical, onde a indústria processadora assume o papel de integradora, terceirizando assim a criação e engorda das aves por meio de produtores denominados de integrados. Desta forma, a integração da cadeia possibilita aos seus agentes envolvidos possibilidades de redução de custos de transação e alcance de economias de escala e escopo. Mesmo participando de um sistema de integração, produtor rural e indústria abatedora (integradora) possuem estruturas de gestão independentes. O objetivo deste trabalho foi realizar uma analise descritiva, exploratória e de caráter qualitativo do modelo de gestão adotado por
produtores de uma microrregião do Estado de Goiás, neste estudo escolhemos a Microrregião de Anápolis, onde estão instaladas três integradoras. A pesquisa constatou pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades tanto do setor avícola, quanto do processo de gestão dos produtores pesquisados (integrados).

Publicado

2013-07-19