VERIFICAÇÃO DO ESTÁGIO ATUAL SOBRE O LEVANTAMENTO DE CUSTOS AMBIENTAIS NAS INDÚSTRIAS SEDIADAS NO DISTRITO AGRO- INDUSTRIAL DE ANÁPOLIS - GO.

Autores

  • Thaís Benassi Billegas UniEVANGÉLICA
  • Valdeci José Caetano

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo principal o levantamento do estágio atual sobre o tratamento dado
aos custos ambientais pelas indústrias sediadas no Distrito Agroindustrial de Anápolis-GO – DAIA. Cabe à contabilidade a mensuração e o registro dos fatos, gerando assim, informações para que a empresa possa tornar seu produto competitivo, ratear corretamente os custos, assim como garantir o  mercado por meio da imagem empresarial e facilidade de apoio de stakeholders, possibilitando assim
o controle de custos dado à gestão ambiental. Por ainda não ser obrigatório na legislação brasileira, os empresários acabam por desconhecer as vantagens obtidas por meio deste, e na tentativa de calcular custos de produção, acabam pecando por muitas vezes desconsiderar ações ambientais à produção, sendo estes gastos destinados a diferentes contas em seus demonstrativos. Para constatar esta realidade foi realizada pesquisa nas indústrias do DAIA de diversos setores de atividade, em busca do posicionamento empresarial quanto à questão de custos ambientais.

Publicado

2013-07-19