A IMPORTÂNCIA DO FATOR MOTIVACIONAL NO TRABALHO: UMA ABORDAGEM DESCRITIVA EM UMA AUTARQUIA PÚBLICA

Autores

  • Alex Araujo Melo UniEVANGÉLICA
  • Ieso Costa Marques

Resumo

Este artigo objetivou avaliar a importância do fator motivacional no ambiente de trabalho e sua relevância para o contexto organizacional de uma autarquia pública. Assim, o problema da pesquisa se dá em  função do questionamento sobre qual a relevância dos fatores motivacionais no ambiente de trabalho e como aplicá-los em uma autarquia pública. As pesquisas de campo demonstraram que é de vital importância que a autarquia pública, objeto desse estudo, insira em seu contexto estratégias que possibilitem, dentre outros, o crescimento profissional, bons canais de comunicação, plano de cargos e salários, a fim de que se busque a máxima eficiência e eficácia nas operações. A principal conclusão do trabalho é a de que inexiste um plano
estratégico voltado para a gestão de pessoas na autarquia, tem gerado desmotivação e apatia entre os colaboradores, onde, nas considerações finais, são apresentadas algumas sugestões factíveis à solução dos problemas encontrados.

Publicado

2013-07-19