A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA PEQUENAS EMPRESAS

Autores

  • Gleidson Macedo da Silva UniEVANGÉLICA
  • Renata Ferreira Borges
  • João Paulo Marques Moraes

Resumo

Planejar um negócio independentemente de seu tamanho ou de seu segmento se torna condição indispensável para o sucesso duradouro e sustentável. Apesar desta sabedoria
arraigada no mercado, a maioria das pequenas empresas não tem a cultura de planejamento estratégico para desenvolvimento do negócio. Empreende-se com um misto de tino comercial, sorte, oportunismo e pragmatismo para que as coisas aconteçam. As pequenas empresas no Brasil, devido ao clima de incerteza em que vivem, têm uma grande
dificuldade em realizar um planejamento estratégico. Além disso, normalmente faltam a estas empresas pessoas com capacitação para fazer tal planejamento. Estratégia essa que é o conjunto de planos que objetivam, juntos, alcançar resultados consistentes com a missão e os objetivos gerais de curto, médio e longo prazos da empresa. A formulação do
planejamento estratégico se divide em analisar oportunidades e ameaças e cruzá-los com os pontos fortes e fracos da organização, estabelecer missão e objetivos gerais, desenhar
planos e estratégias, implementar e controlar para garantir que os objetivos sejam atingidos.Será apresentado o Balanço Scorecard uma nova ferramenta administrativa que propõe originariamente quatro perspectivas básicas de avaliação: finanças, clientes, processos internos, aprendizado e crescimento.

Publicado

2013-07-19