SOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE ANÁPOLIS COM O USO DA NBR ISO: 9001

Autores

  • Keliany Marçal Silva
  • Juliana Luíza Moreira Del Fiaco

DOI:

https://doi.org/10.29246/2358-9868.2018v4i3.p19-42

Palavras-chave:

ISO, Sistema de Gestão da Qualidade, ACIA

Resumo

A implantação das normas aplicadas pela ISO (International Organization for Standardization) pode ser benéfica ou não para as organizações, dependendo da forma como são aplicadas. Este artigo fruto de pesquisa analisou se a Associação Comercial e Industrial de Anápolis (ACIA) aplicou bem o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e assim teve como objetivo geral identificar possíveis prós e contras da implantação da ISO no trabalho cotidiano dos seus colaboradores internos, e por, objetivos específicos: relatar como os colaboradores da ACIA entendem e utilizam a ISO; caracterizar as melhorias no trabalho interno dos colaboradores pós implantação do SGQ e avaliar as melhorias que o SGQ provocou na instituição. Para atingir tais metas, realizou-se uma pesquisa descritiva, explicativa e bibliográfica, sendo necessário entrevistar os colaboradores por meio de aplicação de questionários para 22 sujeitos da pesquisa, que revelaram conforme os resultados apresentados a seguir, que estes não veem a participação necessária da gestão nos quesitos relacionados à NBR ISO:9001 que está implantada na empresa e precisa de manutenção constante, porém, acreditam que quando bem controlado, o sistema pode gerar economicidade, organização e padronização, sendo benéfico para o trabalho rotineiro.

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Publicado

2018-12-18