DESENVOLVIMENTO E DIVULGAÇÃO DE MARCA POR MEIO DO POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO E COMPETITIVO: ESTUDO DE CASO NA EMPRESA PÉ COM ESTILO

Autores

  • Natália da Silva Chaveiro Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA
  • Rosalina Maria de Lima Leite do Nascimento Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA / UEG

DOI:

https://doi.org/10.29246/2358-9868.2017v3i2.p39-61

Resumo

O posicionamento pode ser definido como ferramenta que resulta do estudo da percepção do cliente diante de fatores do mercado competitivo e ações estratégicas direcionadas a ele. Desta forma, este artigo tem como objetivo principal criar e desenvolver a divulgação da marca de calçados femininos Pé com Estilo através do estabelecimento de posicionamento estratégico e competitivo. Para isso foi necessário a aplicação de uma pesquisa de mercado. Os resultados indicaram as características do público alvo e do mercado em que a marca está inserida. Assim, foi possível estabelecer o posicionamento ideal e viável para possibilitar maior alcance da marca e aumentar suas vendas, de forma a direcionar melhor as ações de comercialização e criação dos produtos. A pesquisa realizada foi qualitativa e quantitativa, com estudo de referencial bibliográfico, estudo de caso e pesquisa de campo.

Referências

AAKER, David A. Administração Estratégica de Mercado. 9. ed. São Paulo: Bookman, 2012. Disponível em:
ALCAÑIZ, J. Enrique Bigné, LÓPEZ, Natalia Vila. Estrategia de empresa y posicionamiento de producto en la industria del automóvil: un análisis comparado. Economia Industrial, n. 332. Facultad de Economía. Universidad de Valencia: Valencia, 2000. p. 29-42.
ASSAD, Nancy. Marketing de Conteúdo: como fazer sua empresa decolar no meio digital. Atlas, 2016.
BLANKSON, Charles. Some issues about the concept of positioning: an overview. Atlanti Marketing Association Conference, v. XVII: Portland, 2001, p.550-565.
CHURCHILL JR., Gilbert A, PETER, J. Paul. Marketing: criando valor para clientes. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2009..
DI MINGO, Edward P. The fine art of positioning. Journal of Business Strategy, v. 9, n. 2: Boston, 1988, p. 34 -38.
GODIN, Seth. Purple Cow: transform your business by being remarkable. New York: Penguin Group, 2009.
GRACIOSO, Francisco. Marketing Estratégico: planejamento estratégico orientado para o mercado. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
HOOLEY, Graham J., SAUNDERS, John A., PIERCY, Nigel F. Estratégia de Marketing e Posicionamento Competitivo. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
KEEGAN, Warren J., GREEN, Mark C. Marketing Global. São Paulo: Saraiva, 2013.
KOTLER, Philip, KARTAJAYA, Hermawan, SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio Janeiro: Elsevier, 2010.
KOTLER, Philip, KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
KOTLER, Philip, PFOERTSCH, Waldemar. Gestão de Marcas em Mercados B2B. São Paulo: Bookman Companhia Editora, 2008.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing: conceitos, exercícios e casos. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
LONGO, Walter. Marketing e Comunicação na Era Pós-Digital: as regras mudaram. São Paulo: HSM do Brasil, 2014.
LOPES FILHO, Luciano Sabóia. Marketing de Vantagem Competitiva. São Paulo: Saraiva, 2006.
LOVELOCK, Christopher, WIRTZ, Jochen. Marketing de Serviços: pessoas, tecnologia e resultados. 5. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
MATTAR, Fauze Najib et al. Gestão de Produtos, Serviços, Marcas e Mercados: estratégias e ações para alcançar e manter-se “top of market”. São Paulo: Atlas, 2009.
MCGHIE, Austin. Brand is a Four Letter Word: positioning and the real art of marketing. South Carolina: Advantage, 2012.
PETER, J. Paul, OLSON, Jerry C. Comportamento do Consumidor e Estratégia de Marketing. 8. ed. Porto Alegre: AMGH, 2010.
PORTER, Michael E. Competição: estratégias competitivas essenciais. 13. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1999.
RIES, Al, TROUT, Jack. Posicionamento: a batalha pela sua mente. São Paulo: M.Books do Brasil Ltda, 2009.
SANDHUSEN, Richard L. Marketing Básico. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2011..
SERRALVO, Francisco Antonio; FURRIER, Márcio Tadeu. Fundamentos do posicionamento de marcas: uma revisão teórica. VII Seminário em Administração FEA-USP: São Paulo, 2004. Disponível em: http://sistema.semead.com.br/7semead/paginas/artigos %20recebidos/marketing/MKT65_-_Posicionamento_de_marcas.PDF. Acesso em: 09/03/2017.
TAVARES, Mauro Calixta. Gestão estratégica, 3. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
TOLETO, Geraldo Luciano, HEMZO, Miguel Angelo. O processo de posicionamento e o marketing estratégico. Encontro Anual da Associação Nacional de Programas de Pós-Grauação em Administração - ENANPAD, XV, Anais , ANPAD: Belo Horizonte, 1991. Disponível em: http://each.uspnet.usp.br/mahemzo/Toledo,GL-Hemzo,MA-O_processo-de_ posicionamento_ e_o_Marketing-Estrategico.pdf. Acesso em: 15/03/2017.
TRIOLA.,and Mario F.. Introdução à Estatística - Atualização da Tecnologia, 11ª edição. LTC, 2013. VitalBook. https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-216-2296-3/
URDAN, André Torres, URDAN, Flávio Torres. Marketing Estratégico no Brasil: teoria e aplicações. São Paulo: Atlas, 2010.
YANAZE, Mitsuru Higuchi. Gestão de Marketing: avanços e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2006.

Downloads

Publicado

2017-11-30