ESTRATÉGIAS DE MARKETING UTILIZADAS NA CONCESSÃO DE CRÉDITO PESSOAL

Autores

  • Carolina Moraes Silva Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA, Brasil
  • Jaqueline Souza Maranhão
  • Thaísa Castelhano Pereira
  • Ieso Costa Marques
  • Eliane Moreira Sá de Souza

DOI:

https://doi.org/10.29246/2358-9868.2017v3i1.p1-21

Resumo

RESUMO

Este artigo tem como objetivo esclarecer a razão do grande uso das estratégias de marketing por empresas de crédito, identificando as mais frequentes e bem sucedidas estratégias, proporcionando a análise quanto à influência que exercem. A pesquisa caminhou no sentido de responder quais seriam as estratégias de marketing mais utilizadas por empresas concedentes de crédito direto ao consumidor, quem são seus principais clientes e qual é o feedback fornecido por estes? E como objetivos específicos: identificar as principais estratégias de marketing utilizadas pelas empresas do varejo de crédito presentes na região pesquisada, levantar o perfil dos clientes deste tipo de operação de crédito, e compreender os motivos que levam os clientes a buscarem por este tipo de produto financeiro. Em relação aos fins, aplicou-se o método de estudo de caso, assim como pesquisa exploratória e descritiva. Quanto aos meios, a pesquisa foi de campo mediante a aplicação de questionários in loco. O estudo revelou as principais estratégias de marketing utilizadas por empresas do segmento financeiro varejista de crédito e o perfil dos tomadores.

Palavras-Chave: Marketing, Crédito e Estratégias.

 

ABSTRACT

The objective of this research was to clarify the reason for the great use of marketing strategies by credit companies, identifying the most frequent and successful strategies, providing the analysis as to the influence they exert. The research sought to answer which marketing strategies are most used by credit granting companies, who are their main customers and what is the feedback provided by them? The specific objectives were to identify the main marketing strategies used by the retail credit companies located in the region surveyed, to investigate the profile of clients of this type of credit operation, and to understand the reasons that lead customers to search for this type of financial product. Regarding the purposes, the case study method was applied, as well as exploratory and descriptive research. As for the means, the research was fieldwork through the application of questionnaires in loco. The study revealed the main marketing strategies used by retail credit companies and the profile of customers.

Keywords: Marketing, Credit and Strategies.

Referências

ASSAF NETO, Alexandre. Mercado Financeiro, 12ª edição. São Paulo: Atlas, 2014.
BACEN, Banco Central do Brasil - Sistema Financeiro Nacional – Composição, segmentos e evolução do SFN. Disponível em: <http://www.bcb.gov.br/> acesso em 02 Jun. 2016.
BITENCOURT, Cezar Roberto. Crimes contra o sistema financeiro nacional e contra o mercado de capitais. 3ª Edição. São Paulo: Saraiva, 2013.
BRITO, Osias. Mercado financeiro - 2ª edição, 2nd edição. São Paulo: Saraiva, 2009.
BRUNI, Adriano Leal. Mercados Financeiros. São Paulo: Atlas, 2005.
CASAS, Alexandre Las (Org.). Marketing de Nichos. São Paulo: Atlas, 2015.
COBRA, Marcos. Administração de Marketing, 2ª edição. São Paulo: Atlas, 2011.
FABIANI, Emerson Ribeiro. Direito e Crédito Bancário no Brasil, 1ª edição. São Paulo: Saraiva, 2010.
FARIAS, Aquiles de, ORNELAS, José Renato Haas. Finanças e Sistema Financeiro Nacional para Concurso: Questões Resolvidas de Concursos do Banco Central, Tesouro Nacional, BNDES, CVM, CEF e BB, dentre outros. São Paulo: Atlas, 2015.
GRACIOSO, Francisco. Marketing estratégico: planejamento estratégico orientado para o mercado, 6ª edição. São Paulo: Atlas, 2007.
GRACIOSO, Francisco. Marketing: o sucesso em cinco movimentos. São Paulo: Atlas, 2005.
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Censo Demográfico de 2010. Disponível em:<http://www.ibge.gov.br>. Acesso em 31 mai. 2016.
MARCOUSÉ, Ian. Marketing - Série Processos Gerenciais. Tradução Josoel Cesar, 1ª edição. São Paulo: Saraiva, 2009.
MENDONÇA JÚNIOR, Cícero; O marketing de relacionamento e a satisfação do cliente, Revista Interdisciplinar de Estudos Contemporâneos; set./dez. 2013.
MENESES, Anderson, MARIANO, Fabrício. Série Provas & Concursos - Mercado Financeiro, 2ª edição. São Paulo: Método, 2015.
MOREIRA, Júlio César T. (Org.). Marketing business to business - 1ª edição. São Paulo: Saraiva, 2003.
NEWLANDS JÚNIOR, Carlos Arthur. Série Provas & Concursos - Sistema Financeiro e Bancário, 5ª edição. São Paulo: Método, 2015.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento Estratégico: Conceitos, Metodologia e Práticas, 32ª edição. São Paulo: Atlas, 2014.
ROCHA, Angela da, FERREIRA, Jorge Brantes, SILVA, Jorge da. Administração de marketing: conceitos, estratégias, aplicações. São Paulo: Atlas, 2013.
ROCHA, Marcos (Org.). Marketing B2B. São Paulo: Saraiva, 2016.
TRIOLA, Mário. F. Introdução à Estatística. 7ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
______. Introdução à Estatística - Atualização da Tecnologia, 11ª edição. Rio de Janeiro: LTC, 2013.
URDAN, Flávio Torres, URDAN, André Torres. Gestão do composto de marketing, 2ª edição. São Paulo: Atlas, 2012.
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração, 15ª edição.São Paulo: Atlas, 2014.
ZENONE, Luiz Claudio (Org.). Gestão Estratégica de Marketing: Conceitos e Técnicas. São Paulo: Atlas, 2011.

Downloads

Publicado

2017-06-20