PANORAMA DO MERCADO INTERNACIONAL DE FEIJÕES: ANÁLISE DOS PRINCIPAIS PLAYERS MUNDIAIS COM A COMPETITIVIDADE DO SETOR DE EXPORTAÇÕES BRASILEIRA

Autores

  • Paulo Roberto Vieira de Almeida
  • Alcido Elenor Wander
  • Reginaldo Santana Figueiredo

Resumo

Resumo – O mercado internacional de feijões é marcado por um ambiente competitivo, o Brasil apesar do enorme potencial produtivo tem baixa expressão em exportação desse grão e o principal fator é a predominância de produção de feijão do grupo comercial carioca enquanto grande parte dos países importadores consomem outros tipos de grãos. Existem mercados internacionais que podem ser atendidos pelo Brasil, entretanto, a estrutura nacional de produção desse grão é voltada para o mercado interno. Diante disso, este artigo objetivou fazer um panorama do mercado internacional de feijões e analisar a competitividade do setor de exportação da cadeia exportadora de feijões brasileira. Em termos metodológicos, fez-se uso para análise da competitividade o Commodity System Approach – CSA, os dados primários foram obtidos diretamente com agentes estratégicos da cadeia. Os resultados demonstram as questões macroeconômicas influenciaram negativamente o fator ambiente institucional no setor de exportação, a concorrências, o câmbio, foram os fatores de maior impacto. As questões sanitárias e fitossanitárias possuem abordagem muito relacionada à análise de risco considerando produto, origem, quantidade e avaliação de equivalência de sistemas sanitários, sendo esses fatores não controláveis pela firma. Esse subfator apresentou resultados negativos.

 

Abstract - The international market beans is marked by a competitive environment, the Brazil despite the enormous productive potential has low expression in export of grain and the main factor is the bean production predominance of carioca commercial group while much of importing countries consume other grain types. There are international markets that can be served by Brazil, however, the national structure  of the beans  is geared to the domestic market. Therefore, this article aimed to make an overview of the international market beans and analyze the competitiveness of the export sector of the chain of Brazilian beans. In terms of methodology, there was use for analysis of competitiveness Commodity System Approach - CSA, primary data were obtained directly from strategic chain agents. The results demonstrate macroeconomic issues negatively influence the institutional environment factor in the export sector, the competitions, the exchange had the highest impact factors. Sanitary and phytosanitary issues have much related to risk assessment approach considering product, origin, quantity and assessment of equivalence of health systems, and these factors are not controllable by the firm. This sub-factor was negative.

Publicado

2016-06-27